Praticamente na metade do período de inscrições, o Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 ultrapassou a marca de 500 mil inscritos, já uma das maiores seleções públicas da história do país. O volume expressivo de participantes confirma o interesse da população em integrar o serviço público federal, disse o Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
Essa adesão ainda vai aumentar, pois o prazo de inscrições segue aberto. Os candidatos podem se inscrever até o dia 20 de julho, por meio do site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do certame. A taxa de inscrição é única, no valor de R$ 70, válida para todos os blocos temáticos, independentemente da quantidade de cargos escolhidos.
Isenção da taxa: mais de 250 mil pedidos
Até o momento, 267.790 pessoas solicitaram a isenção da taxa de inscrição, das quais 252.707 tiveram seus pedidos aceitos, 94,4%. Apenas 5,6% dos pedidos foram indeferidos, ou 15.083 solicitações, todas acompanhadas de justificativa individual, disponível na área do candidato. A isenção da taxa foi concedida a participantes que se enquadram nos seguintes critérios:
- Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico);
- Doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde;
- Estudantes e egressos bolsistas do Prouni;
- Beneficiários do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).
Candidatos que tiveram seus pedidos de isenção negados poderão apresentar recurso até 14 de julho, respeitando o prazo de dois dias úteis após a publicação do resultado.
Sorteio garante cotas até em cargos com uma vaga
O CNU 2 inovou não só pelo formato unificado, mas também pelas ações afirmativas adotadas. Uma das principais novidades é o sorteio de reserva de vagas para cargos com oferta individual, ou seja, com apenas uma vaga, situação em que, pela legislação, não há obrigatoriedade de preenchimento de cotas.
Dos 169 cargos com apenas uma vaga, 59 passaram a contar com reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, devido a esse mecanismo regulamentado pela Instrução Normativa nº 46/2025. O sorteio foi transmitido ao vivo pelo YouTube, no dia 26 de junho.
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, explicou:
"No CNU 2, temos 40 vagas para médicos, cada uma em uma especialidade. Nenhuma teria cotas pela regra. Com o sorteio, agrupamos as vagas e agora 14 estão destinadas a ações afirmativas — vagas que antes simplesmente não existiriam para esse público."
Mulheres terão metade das vagas
Outra importante medida adotada pelo CNU 2025 é a equiparação de gênero na convocação para a prova discursiva. Inspirada no modelo do concurso do Ministério das Relações Exteriores, essa regra garante que o número de mulheres classificadas para essa etapa seja igual ao de homens, desde que ambas tenham atingido a pontuação mínima exigida.
A decisão busca corrigir distorções de gênero evidenciadas na edição anterior do CNU, quando, apesar de representarem 56% das inscrições e 54% dos presentes, as mulheres foram apenas 37% das aprovadas.
Segundo a ministra, essa paridade tem caráter compensatório: "É uma forma de mitigar desigualdades estruturais que dificultam o acesso das mulheres, especialmente aquelas que acumulam múltiplas jornadas."
Esta edição do CNU é a primeira a aplicar integralmente a nova Lei de Cotas (Lei nº 15.142/2025), que elevou a reserva para pessoas negras (25%) e passou a incluir indígenas (3%) e quilombolas (2%). A cota para pessoas com deficiência permanece em 5%, conforme a legislação anterior.
Com isso, o total de vagas reservadas por ações afirmativas no CNU 2 atinge 35%, o maior percentual já registrado em concursos públicos federais. A aplicação das reservas se dá tanto nos blocos com múltiplas vagas quanto, de forma inédita, em cargos com vaga única, por meio do sorteio.
O CNU 2025 também reforça o compromisso com a acessibilidade. Pessoas com deficiência, baixa visão, TDAH, dislexia e autismo podem solicitar atendimento especializado, além de recursos como tempo adicional e espaço exclusivo para mães lactantes. As solicitações devem ser feitas no ato da inscrição, com apresentação de documentação comprobatória conforme o edital.
A logística do CNU permanece baseada na estrutura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com distribuição das provas por meio dos Correios, sob escolta da Polícia Federal, com o apoio da ABIN, PRF, polícias estaduais e Defesa Civil.
Cronograma oficial do CNU 2025
- Inscrições: até 20/07/2025 pelo site da FGV
- Pagamento da taxa: até 21/07/2025
- Prova objetiva: 05/10/2025
- Divulgação do resultado da objetiva e convocação para discursiva: 12/11/2025
- Envio de títulos: 13 a 19/11/2025
- Prova discursiva: 07/12/2025
- Verificação de cotas (heteroidentificação e avaliação biopsicossocial): 30/11 a 08/12/2025
- Resultado final: 30/01/2026
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.