A Caixa lançou na semana passada uma linha de crédito para pessoas de baixa renda que precisam de ajuda financeira nesse período de crise. Já estão disponíveis para alguns grupos os empréstimos via app Caixa Tem do programa Crédito Caixa Tem, iniciativa que vai liberar valores entre R$ 300 e R$ 1.000 de forma rápida pelo aplicativo.

A ajuda financeira será oferecida de forma escalonada. Por enquanto, apenas nascidos em janeiro e fevereiro têm acesso ao dinheiro. A partir do próximo dia 18 de outubro o empréstimo chegará também para nascidos em março e abril. Para isso, o usuário deverá fazer uma atualização cadastral no app Caixa Tem.

A liberação dos valores do empréstimo depende ainda da Caixa, que faz análise de risco e pode limitar a oferta para quem está negativado.

Qual o juro do Empréstimo Caixa Tem

O banco divulgou que a taxa de juros a ser cobrada no empréstimo será de 3,99% ao mês com prazo de até 2 anos (24 meses) para pagar. O governo federal estima que cerca de 100 milhões de brasileiros que têm conta poupança digital no aplicativo poderão ter acesso aos valores.

Serão duas modalidades de empréstimo:

  • Crédito CAIXA Tem Pessoal - Empréstimo com destinação livre para o que o cliente necessitar;
  • Crédito CAIXA Tem para o Seu Negócio - Empréstimo para investimento produtivo orientado para despesas do negócio, como pagamento de fornecedores, contas de água, luz, internet, aluguel, etc.

Após realizar a atualização do app Caixa Tem, a conta do cliente aprovado passará a ser uma Conta Poupança Digital+. A Poupança Digital+ permanecerá gratuita e contará com um limite maior para movimentação, cartão de débito virtual para compras em sites da internet ou cadastrar em aplicativos de entregas, transporte, música e vídeos, além de poder ser usado em supermercados e comércios em geral.

Calendário Empréstimo Caixa Tem

Para organizar a liberação dos créditos a Caixa divulgou uma calendário que segue até o fim de dezembro deste ano. Por enquanto, somente nascidos em janeiro e fevereiro podem fazer a solicitação do empréstimo.

O usuário do app deverá fazer uma atualização cadastral do Caixa Tem. Após realizar a atualização do Caixa Tem, a conta do cliente deixará ser uma poupança social digital e passará a ser uma Conta Poupança Digital+.

A Caixa divulgou um calendário de atualização do app Caixa Tem para liberação do empréstimo de acordo com o mês de nascimento dos clientes. Veja abaixo o calendário de disponibilização da atualização e liberação do crédito pelo app:

Calendário de atualização do Caixa Tem
Nascidos em janeiro e fevereiro a partir de 27 de setembro
Nascidos em março e abril a partir de 18 de outubro
Nascidos em maio e junho a partir de 8 de novembro
Nascidos em julho e agosto a partir de 29 de novembro
Nascidos em setembro e outubro a partir de 13 de dezembro
Nascidos em novembro e dezembro a partir de 27 de dezembro

Para atualizar o cadastro no Caixa Tem o usuário deve abrir o aplicativo e selecionar a opção "Atualize seu cadastro". Então, basta preencher o documento de identidade e fazer uma selfie para comprovar a identidade do titular da conta. Após a conclusão, a Caixa irá avaliar o cadastro do cliente no prazo de até 10 dias.