A Caixa Econômica Federal lançou na última segunda-feira (27) o programa Crédito Caixa Tem, iniciativa de microcrédito que vai liberar a contratação de pequenos empréstimos entre R$ 300 e R$ 1.000 por meio do aplicativo Caixa Tem.

O novo empréstimo pelo Caixa Tem terá taxa de juros de 3,99% ao mês e com prazo de 24 meses para pagar. O governo federal estima que cerca de 100 milhões de brasileiros que têm conta poupança digital no aplicativo poderão ter acesso aos valores.

De acordo com o presidente do Banco, Pedro Guimarães, o Crédito Caixa Tem vai ajudar os brasileiros mais necessitados. "Vamos poder ajudar as pessoas que estavam recebendo Auxílio Emergencial, e outras também, a grande maioria informal, que quando vão tomar um crédito elas pegam a partir de 15% [de juros] ao mês", explicou Guimarães.

Para ordenar a liberação dos créditos a Caixa divulgou uma calendário para contratação do empréstimo que inicia hoje (27) e segue até o fim de dezembro de 2021. Contudo, o presidente da Caixa informou que o Crédito Caixa Tem não estará disponível para os brasileiros que recebem o Bolsa Família, pois estes não têm condições de pagar os valores contratados.

O programa Crédito Caixa Tem terá duas modalidades de contratação de empréstimo, o Crédito Caixa Tem Pessoal, com destinação livre para o cliente que precisa do dinheiro para pagamento de despesas ou dívidas, por exemplo.

A segunda modalidade é o Crédito Caixa Tem Produtivo, destinado para investimento em despesas do negócio, como pagamento de contas de aluguel, água, luz, compra de matérias-primas ou mercadorias, entre outros.

Confira a cerimônia de lançamento do Crédito Caixa Tem feita pelo governo nesta segunda, 27:

Crédito Caixa Tem: veja calendário de atualização

A partir desta segunda-feira, 27 de setembro, os clientes do banco nascidos em janeiro e fevereiro já podem fazer a solicitação de empréstimo no Caixa Tem. Antes de pedir o microcrédito, o usuário do aplicativo terá que fazer uma atualização cadastral do Caixa Tem.

Para isso, a Caixa divulgou um calendário de atualização no Caixa Tem ordenado pelo mês de nascimento dos clientes. Veja abaixo as datas completas:

Calendário de atualização do Caixa Tem
Nascidos em janeiro e fevereiro a partir de 27 de setembro
Nascidos em março e abril a partir de 18 de outubro
Nascidos em maio e junho a partir de 8 de novembro
Nascidos em julho e agosto a partir de 29 de novembro
Nascidos em setembro e outubro a partir de 13 de dezembro
Nascidos em novembro e dezembro a partir de 27 de dezembro

Para atualizar o cadastro no Caixa Tem o usuário deve abrir o aplicativo e selecionar a opção "Atualize seu cadastro". Então, basta preencher o documento de identidade e fazer uma selfie para comprovar a identidade do titular da conta. Após a conclusão, a Caixa irá avaliar o cadastro do cliente no prazo de até 10 dias.

Após realizar a atualização do Caixa Tem, a conta do cliente deixará ser uma poupança social digital e passará a ser uma Conta Poupança Digital+. A Poupança Digital+ permanecerá gratuita e contará com um limite maior para movimentação, cartão de débito virtual para compras em sites da internet ou cadastrar em aplicativos de entregas, transporte, música e vídeos, além de poder ser usado em supermercados e comércios em geral.

Governo lança Crédito Caixa Tem - Imagem: Reprodução
Governo lança Crédito Caixa Tem - Imagem: Reprodução

No aplicativo, o cliente poderá fazer a simulação dos valores a serem contratados pelo Crédito Caixa Tem, bem como a quantidade de parcelas a serem pagas.

O banco divulgou ainda um calendário de atualização para novos clientes que desejam criar uma conta poupança no Caixa Tem para solicitar o empréstimo. Esses terão que aguardar até 8 de novembro para pedir o crédito. Veja abaixo as datas completas:

Calendário de atualização do Crédito Caixa Tem. Fonte: Caixa.
Calendário de atualização do Crédito Caixa Tem. Fonte: Caixa.

O empréstimo solicitado pelo Caixa Tem será creditado exclusivamente na Poupança Digital+ do cliente e o dinheiro poderá ser movimentado por meio do aplicativo. As parcelas de pagamento do microcrédito também serão debitadas diretamente da conta digital.