O Exército Brasileiro, por intermédio do Comando do GUEs/9ª Brigada de Infantaria Militarizada, que recebe anualmente a incumbência de gerenciar e aplicar o concurso de admissão para o ingresso na Escola de Sargentos das Armas, busca agora a contratação de empresa especializada em promoção de eventos pertinentes ao concurso da ESA.

19/02/2020
18/03/2020
12/07/2020
R$ 3.825,00
1.100
14/07/2020
Anexos

Devido à complexidade do concurso, uma vez que o mesmo possui abrangência nacional e, só no estado do Rio de Janeiro são recebidas uma média de 8.000 mil inscrições anuais, visando a necessidade do controle e lisura do concurso, o exército brasileiro vai terceirizar a aplicação das provas por meio de empresa responsável pela coordenação da etapa. Veja abaixo o processo licitatório, retirado do portal de compras governamentais:

Licitação para escolha de banca - Concurso ESA
Licitação para escolha de banca - Concurso ESA

Ainda, de acordo com o procedimento licitatório, a banca organizadora deverá "preparar, montar e treinar", realizando todos procedimentos prévios a realização do concurso, com antecedência de 1 dia da data de aplicação das provas, a fim de executá-las de forma organizada. Ainda, incumbe a empresa contratada disponibilizar os materiais, equipamentos, ferramentas e utensílios necessários a realização do concurso, nas quantidades estimadas e qualidades estabelecidas, sendo de responsabilidade ainda da banca organizadora a substituição dos equipamentos, quando necessário.

Representantes do Exército Brasileiro serão responsáveis pela fiscalização de todo o concurso público, desde as preparações iniciais, até a posterior aplicação das provas. Embora no processo licitatório não há data definida para a realização das provas, segundo o organograma do concurso ESA 2020, as provas estão previstas para ocorrerem no dia 12 de julho de 2020. Ao todo serão ofertadas 1.100 vagas para o curso de formação de Sargentos. Desse total, 1.000 serão destinadas à área Geral; 900 serão destinadas a homens; 100 serão destinadas a mulheres; 45 vagas serão destinadas para área de Música e 55 vagas serão destinadas a áreas específicas da Saúde. Durante a formação, os alunos receberão a remuneração inicial de R$ 3.825,00.

Anexos