Após os feriados prolongados de abril, maio e junho, muitos brasileiros se acostumaram com os períodos para aproveitar o descanso e diversão. Mas não se preocupe, a boa notícia é que outras oportunidades virão para celebrar no segundo semestre de 2023.

O último "feriado" foi o de Corpus Christi, no dia 08 de junho (quinta-feira). No entanto, ele não é um feriado nacional, e sim um ponto facultativo. Ainda assim, muitos órgãos, bancos, empresas e instituições financeiras não abriram nesta data. Nesta sexta-feira (9), a maioria reabre. Neste ano, o Governo Federal decretou 'feriadão' no Corpus Christi para os servidores públicos federais.

Um exemplo disso foi a não realização dos sorteios das Loterias Caixa. Essa pausa nas atividades é comum em feriados nacionais, visando garantir que todos tenham igualdade de oportunidades e acesso aos jogos.

Outra repercussão importante foi a paralisação das negociações de ações e outros ativos na B3, a bolsa de valores do Brasil. Essa interrupção no mercado financeiro visa garantir a segurança e a equidade das transações. Com a ausência de negociações apenas na quinta (8), os investidores tiveram que aguardar até essa sexta-feira (9) para realizar suas operações e acompanhar o desempenho dos ativos.

Em contrapartida, nesta sexta-feira, 9 de junho, as agências bancárias abrirão normalmente para atendimento ao público, conforme comunicado da Febraban. Essa medida visa garantir o acesso aos serviços bancários e atender às demandas dos clientes.

Além disso, no sábado, dia 10, as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis, assim como os canais digitais e remotos, como sites e aplicativos. Essa é uma prática comum nos fins de semana, permitindo que os clientes realizem transferências e efetuem o pagamento de contas de forma conveniente.

"Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais", informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Quais os próximos feriados em 2023?

No segundo semestre, os feriados nacionais começam a partir de setembro, com a Independência do Brasil no dia 7, que ocorrerá em uma quinta-feira. Em seguida, no dia 12 de outubro, teremos o Dia das Crianças e o feriado de Nossa Senhora Aparecida, ambos também em uma quinta-feira. Confira as demais datas:

Os próximos feriados no Brasil para 2023 são os seguintes:

FERIADOS NACIONAIS
Data Feriado
7 de setembro - quinta-feira Independência do Brasil
12 de outubro - quinta-feira Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro - quinta-feira Finados
15 de novembro - quarta-feira Proclamação da República
25 de dezembro - segunda-feira Natal
Fonte: Ministério da Economia

Já os declarados pontos facultativos envolvem ainda:

PONTOS FACULTATIVOS NACIONAIS
Data Ponto Facultativo
8 de junho - quinta-feira Corpus Christi
28 de outubro - sábado Dia do Servidor Público
Fonte: Ministério da Economia

Como podemos ver, a maioria deles deve cair na quinta-feira, o que alegra muitas pessoas. Apenas um feriado cai num domingo em 2023, no dia 01/01.

No dia 28 de outubro, comemora-se o Dia do Servidor Público, que neste ano ocorrerá em um sábado. Embora essa data não seja considerada feriado nacional, é comum que estados e municípios ofereçam um ponto facultativo aos funcionários públicos, resultando na suspensão do atendimento nas repartições públicas, exceto aquelas que desempenham atividades essenciais.

Novembro traz mais duas folgas para o deleite dos brasileiros. O Dia de Finados, celebrado no dia 2, também será em uma quinta-feira, proporcionando a oportunidade de uma pausa para reflexão e homenagens. Já no dia 15 de novembro, é comemorado a Proclamação da República, que cairá em uma quarta-feira.

Além dessas datas, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é feriado em algumas cidades do país e cairá em uma segunda-feira, permitindo explorar a riqueza cultural e histórica que esse dia representa. No entanto, esta data não é considerada ponto facultativo nacional, e depende de lei municipal ou estadual.

Por fim, o feriado de Natal, no dia 25 de dezembro, também será em uma segunda-feira, proporcionando uma oportunidade perfeita para celebrar a magia desta data especial com sua família e entes queridos.

Vale lembrar que os feriados nacionais são previstos em lei federal e são válidos para todo o território nacional, garantindo a todos os brasileiros a chance de desfrutar de momentos de descanso e lazer.

Bancos abertos ou fechados nos feriados nacionais?

É importante estar ciente de como os bancos operam nessas datas, para evitar transtornos e planejar suas atividades financeiras adequadamente.

No dia 7 de setembro, Independência do Brasil, é provável que as agências bancárias estejam fechadas. Esse feriado é amplamente observado e, normalmente, os bancos optam por não abrir suas portas nessa ocasião. Com isso, aconselha-se antecipar suas necessidades bancárias ou utilizar os serviços digitais disponíveis.

No mês de outubro, com o feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado no dia 12, é provável que os bancos também estejam fechados, acompanhando o padrão dos feriados nacionais. No dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público, pode haver fechamento das repartições públicas, não incluindo as agências bancárias.

No dia 2 de novembro, Finados, as agências bancárias estarão fechadas, uma vez que é um feriado nacional. Já no dia 15 de novembro, Proclamação da República, os bancos também fecham.

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, algumas cidades adotam essa data por meio de leis municipais, embora esse feriado não seja nacional. É preciso verificar se o local é observado durante este feriado. É possível que algumas agências bancárias estejam fechadas. É necessário verificar a legislação local para obter informações precisas sobre o funcionamento dos bancos nesta data.

Não se esqueça de verificar os feriados locais, que podem variar de acordo com as leis municipais ou estaduais.