16/03/2021
29/03/2021
20/06/2021
R$ 6.993,00
83
22/06/2021

Anexos

O concurso público da Força Aérea Brasileira, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 12 mil candidatos, que disputam as 83 vagas na carreira de Oficial. As oportunidades estão distribuídas em três editais, sendo 18 delas para o curso de formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), 40 para Intendentes (CFOINT) e 25 apenas para candidatos do sexo masculino na Infantaria (CFOINF). Os Cadetes serão declarados Aspirantes a Oficial da Aeronáutica, serão distribuídos nas Organizações Militares do COMAER e terão soldo de R$ 6.993,00.

As provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, ocorreram no último domingo, 20 de junho de 2021. Esta, foram compostas por 64 questões distribuídas em língua portuguesa, física, matemática e língua inglesa. A prova escrita será pontuada entre zero a 10, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 4.

Gabaritos Aeronáutica

Os gabaritos oficiais preliminares das provas escritas serão divulgados nesta terça-feira, 22 de junho, por meio do site da Aeronáutica http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br.

Juntamente com a prova escrita, os candidatos também realizaram a prova de redação de texto manuscrito, cujo tema versou sobre assunto da atualidade e verifica a capacidade de expressão escrita do candidato na língua portuguesa. Esta, tem o objetivo de avaliar o conteúdo, o conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas dos registros formal e culto da língua portuguesa.

Próximas Etapas

Inspeção de Saúde (INSPSAU)

A Inspeção de Saúde (INSPSAU) é uma perícia médica destinada a avaliar as condições psicofísicas do candidato, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, definidos nas instruções, de modo a comprovar não existir patologias ou características incapacitantes ou restritivas para a carreira, o Serviço Militar, nem para as atividades militares previstas para o Curso. Nesta etapa, o candidato será considerado "apto" ou "não apto", de acordo com o resultado da perícia.

Para realizar a INSPSAU, todos os candidatos deverão, obrigatoriamente, apresentar Certificado/Carteira de Vacinação comprovando as seguintes vacinas: febre amarela, tétano e hepatite B. O candidato que deixar de apresentar o Certificado/Carteira de Vacinação não realizará a INSPSAU, e será excluído do certame, caso, após interposição de recurso direto ao Presidente da Comissão Fiscalizadora, não entregue o Certificado/Carteira de Vacinação na nova data prevista no Calendário de Eventos.

Exame de Aptidão Psicológica (EAP)

O Exame de Aptidão Psicológica avaliará condições comportamentais e de personalidade, por meio de técnicas psicológicas, homologadas e definidas em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir contraindicação para o serviço militar nem para o desempenho das atividades previstas no Curso. Os candidatos serão avaliados nas áreas de personalidade e aptidão, conforme o Padrão Seletivo estabelecido para a função que irá exercer.

Avaliação do Condicionamento Físico (TACF)

O Teste de Avaliação de Condicionamento Físico avaliará a saúde e o vigor físico do candidato, por meio de exercícios e índices mínimos a serem alcançados, fixados por sexo e definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir incapacitação para as atividades previstas no curso. Somente realizarão o TACF os candidatos julgados aptos na INSPSAU e que não tenham sido excluídos em etapa anterior. O resultado individual do TACF será expresso por meio das menções "apto" ou "não apto". Os exercícios cobrados na etapa podem ser consultados no edital anexo.

Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC)

Os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos, conforme o previsto na Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, e que optarem por concorrer às vagas reservadas a negros serão convocados, desde que aprovados nas etapas anteriores, para o PHC, realizado pela Comissão de Heteroidentificação Complementar (CHC) da AFA, para verificação da veracidade de sua declaração. Considera-se PHC a identificação por terceiros da condição autodeclarada.

A Validação Documental será realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no curso, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos e entregues duas cópias simples de cada um deles. A documentação somente será apresentada pelo candidato aprovado em todas as etapas anteriores e convocado para a concentração final.

O candidato que desejar interpor recurso, contará com dois dias úteis para fazê-lo.

Serão convocados para a Habilitação à Matrícula no CFOAV, CFOINT e CFOINF os candidatos aprovados em todas as etapas do processo seletivo e classificados dentro do número de vagas fixadas, considerando a ordem decrescente de suas médias finais.

O Curso de Formação ocorrerá na Academia da Força Aérea, em Pirassununga-SP.

Anexos