Foram aplicadas no domingo de 30 de maio as provas objetivas da primeira etapa do concurso da Aeronáutica. O certame pretende preencher 242 vagas no Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos (CFS 1/2022) com ingresso no primeiro semestre do ano que vem nas especialidades de Aeronavegantes, Não-Aeronavegantes e também para Controle de Tráfego Aéreo.

15/02/2021
17/03/2021
30/05/2021
R$ 3.825,00
242
01/06/2021
Anexos

Após a conclusão do curso, o candidato será declarado Terceiro Sargento, com remuneração fixada em R$ 3.825,00 segundo a tabela de salários dos militares do Ministério da Defesa. Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR e terá remuneração fixada como Aluno da Escola de Formação de Sargentos, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

Provas e Gabaritos

A primeira etapa do certame, composta por prova escrita objetiva, ocorreu dia 30 de maio e teve questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física com duração de 4 horas e 20 minutos. A etapa vale 10 pontos e será aprovado o concorrente que obtiver média final igual ou superior a 5.

Os gabaritos preliminares das provas serão liberados na terça-feira de 1º de junho e os gabaritos oficiais sairão em 29 de junho, pela página da Aeronáutica.

O candidato que poderá interpor recurso contra os gabaritos no prazo máximo de dois dias úteis, contados após a publicação do gabarito, ou seja, de 2 a 3 de junho. Veja mais sobre a prova objetiva no edital do concurso.

Além da prova objetiva, os aprovados na etapa passarão ainda por:

  • Inspeção de saúde;
  • Exame de aptidão psicológica;
  • Teste de avaliação do condicionamento físico;
  • Procedimento de heteroidentificação complementar;
  • Validação documental.

Inspeção de Saúde (INSPSAU)

A Inspeção de Saúde é uma perícia médica destinada a avaliar as condições psicofísicas do candidato, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológico, definidos em instruções, de modo a comprovar não existir patologias ou características incapacitantes ou restritivas para a carreira, para o Serviço Militar nem para as atividades previstas para o Curso. Esta, está prevista para ocorrer entre os dias 10 e 27 de agosto de 2021.

Exame de Aptidão Psicológica (EAP)

O Exame de Aptidão Psicológica avaliará condições comportamentais e de personalidade, por de meio técnicas psicológicas, homologadas e definidas em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir inaptidão para o Serviço Militar nem para o desempenho das atividades previstas.

Os candidatos serão avaliados nas áreas de personalidade e aptidão, conforme o Padrão Seletivo estabelecido para a função que exercerão. Esta etapa, está prevista para ocorrer entre os dias 10 e 27 de agosto de 2021. O resultado individual será expresso por meio das menções "apto" ou "inapto".

Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF)

Previsto para ocorrer entre os dias 19 a 22 de outubro de 2021, o Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) avaliará os padrões individuais de resistência e o vigor físico, por meio de exercícios físicos, definidos e fixados em Instruções do Comando da Aeronáutica de modo a comprovar não existir incapacitação para o Serviço Militar nem para as atividades previstas no curso. Esta etapa será constituída pelos seguintes exercícios:

  • Flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo: 26 repetições para homens e 16 repetições para mulheres;
  • Flexão do tronco sobre as coxas: 42 repetições para homens e 34 repetições para mulheres;
  • Salto horizontal: 1,8 m para homens e 1,4 m para mulheres;
  • Teste de Corrida de 12 minutos, sendo 2.250 metros para homens e 1.850 metros para mulheres.

O resultado do TACF para cada candidato será expresso por meio das menções "apto" ou "não apto".

Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC)

Esta etapa será apenas para os candidatos negros que se autodeclararem pretos ou pardos, conforme o previsto na Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, e que optarem por concorrer às vagas reservadas serão convocados, desde que aprovados nas etapas anteriores, para o PHC, realizado pela Comissão de Heteroidentificação Complementar (CHC) da EEAR, para verificação da veracidade de sua declaração.

A CHC utilizará exclusivamente o critério fenotípico para aferição da condição declarada pelo candidato no momento da inscrição. O PHC está previsto para ocorrer no dia 16 de janeiro de 2022.

Validação Documental

A Validação Documental do processo seletivo será realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no curso, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos e entregues cópias simples de cada um deles. Os candidatos convocados para habilitação à matrícula deverão imprimir a Lista de Verificação de documentos e anexar uma das cópias da documentação exigida, com todas as páginas numeradas e rubricadas de próprio punho pelo candidato.

Curso de Formação

O curso de formação de sargentos da Aeronáutica (CFS), que tem início previsto para o dia 19 de janeiro de 2022, é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

A instrução ministrada no Campo Geral, comum a todas as especialidades, reúne os conhecimentos básicos necessários à habilitação dos Alunos nos seus diferentes níveis. Esta instrução é ministrada de maneira gradual e contínua, objetivando nivelar os conhecimentos de alunos de diferentes origens e formações, além de aumentar-lhes a capacidade de assimilação proveniente dos conhecimentos técnico-especializados próprios do CFS.

Anexos