Atenção, candidatos! Já foram divulgados os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas do grande concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. O concurso visa selecionar ingressantes para o cargo de Soldado, primeiro nível da carreira de praças da Brigada Militar. A remuneração inicial do Soldado da BM-RS é de R$ 4.689,23.

30/11/2021
30/12/2021
30/01/2022
R$ 4.689,23
4.000
01/02/2022
Anexos

Até o dia 30 de dezembro, prazo final para garantir a participação no concurso, foram registradas 52.157 inscrições. A banca divulgou o edital de densidade de inscritos do concurso indicando a concorrência de 12,64 candidatos para cada uma das 3.360 vagas de ampla concorrência. Há ainda 9.662 candidatos negros disputando as 640 vagas reservadas.

Provas tiveram reclamações

A prova foi aplicada na capital Porto Alegre e nas cidades de Cachoeirinha, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo na manhã do domingo, 30 de janeiro, com início às 10h. A aplicação teve duração máxima de 3 horas e 30 minutos e a prova foi composta por 50 questões de peso 2 cada, sendo: 10 questões de língua portuguesa; 10 questões de legislação específica; 10 questões de conhecimentos gerais; 10 questões de matemática; 05 questões de direitos humanos e cidadania; e 05 questões de informática.

O concurso teve uma série de reclamações dos candidatos, que alegaram que provas haviam vazado e fiscais saíram da sala e deixaram os candidatos sozinhos em alguns momentos. Sobre isso, a Fundatec se pronunciou em nota, dizendo:

"Em relação ao concurso da Brigada Militar (Soldado Nível III) e em razão de comentários veiculados nas redes sociais, a FUNDATEC esclarece: O concurso teve mais de 52 mil candidatos inscritos e a prova foi aplicada em 49 locais, contando com mais de 5 mil fiscais de sala, 51 coordenadores e aproximadamente 200 profissionais de apoio. Toda execução contou com acompanhamento da própria Brigada Militar, com a presença de um Oficial em cada local de prova.

A abstenção foi de 13,76%, e tudo transcorreu normalmente, sendo que o concurso prosseguirá de acordo com o seu cronograma de execução, apresentado no Edital de Abertura.

Como costuma acontecer nos concursos públicos dessa magnitude, tão-logo finalizada a aplicação da prova, surgiram nas redes sociais comentários apontando supostas irregularidades, que de fato não aconteceram. Como exemplo, é citado o fato de alguns candidatos postarem fotos da prova aplicada, mas salienta-se que todas as postagens ocorreram após o encerramento da prova, sendo que cada candidato poderia levar consigo o respectivo caderno de prova, não havendo, assim, qualquer irregularidade.

Em relação à divulgação de foto da grade de respostas, cumpre salientar que esse documento é colocado sobre as mesas antes mesmo dos candidatos entrarem, para que eles sentem nas posições determinadas, sem a possibilidade de "escolher" o lugar. A grade de respostas em branco, desacompanhada do caderno de prova, não indica qualquer irregularidade ou vazamento. Sua fotografia e postagem indica, isso sim, descumprimento de uma regra prevista no Edital de Abertura, de utilização irregular do celular, que acarretará na eliminação de quem a cometeu.

A Fundatec reafirma que tudo transcorreu dentro da normalidade, e não comentará ou se pautará por falsas denúncias publicadas em redes sociais, desacompanhadas de qualquer prova séria, idônea. Quem quiser fazer alguma denúncia deverá se identificar e mostrar a respectiva prova, para fins de apuração.

Serão aprovados na prova objetiva do concurso da Brigada Militar os candidatos que obtiverem, no mínimo, pontuação igual ou superior a 50 pontos no somatório das matérias e no mínimo um acerto em cada uma (não podendo zerar nenhuma área). Em caso de empate da nota final serão utilizados os seguintes critérios de desempate para classificação dos candidatos:

  1. Maior pontuação na prova de Língua Portuguesa;
  2. Maior pontuação na prova de Legislação Específica;
  3. Maior pontuação na Prova de Conhecimentos Gerais;
  4. Maior pontuação na prova de Matemática;
  5. Maior pontuação na prova de Direitos Humanos e Cidadania;
  6. Maior pontuação na prova de Informática;

Gabaritos Brigada RS 2022

O gabarito preliminar oficial da prova saiu pelo site da banca do concurso, a Fundatec, nesta terça-feira (1º) - veja os gabaritos e as provas aplicadas.

O período para interposição de recursos contra os gabaritos preliminares e questões da prova aplicada vão de 02 a 09 de fevereiro, por formulário no site da Fundatec.

Os resultados e as notas dos candidatos sairão no dia 22 de fevereiro.

Próximas fases do concurso BM-RS

O concurso da Brigada Militar do RS terá quatro fases, sendo a primeira formada pelas provas objetivas, de caráter classificatório e eliminatório. A segunda etapa será de exame de saúde, da qual participarão os candidatos aprovados até a classificação de número 6.000 na prova.

A terceira fase do concurso público será de capacitação física e, por fim, os selecionados passarão por exame psicológico formado por testagem coletiva e entrevista individual. As datas, locais e horáros das demais fases serão divulgadas por meio de editais publicados com antecedência mínima de cinco dias.

Etapa de exame de saúde

A fase tem caráter eliminatório e será realizada por uma Junta Policial Militar de Saúde Especial (JPMSE) que avaliará os candidatos quanto ao seu estado clínico geral, parâmetros de saúde bucal e laboratoriais.

Para a realização do Exame de Saúde, o candidato deverá apresentar, obrigatoriamente e impreterivelmente, no momento da sua inspeção, os seguintes exames (de caráter eliminatório):

  • Raio X panorâmico odontológico com filme ou imagem radiográfica impressos e Laudo, realizado até 60 (sessenta) dias antes do Exame de Saúde;
  • Raios X de tórax em projeções póstero-anterior e Perfil com filme ou imagem radiográfica impressos e Laudo, realizado até 30 (trinta) dias antes do Exame de Saúde;
  • Raios X de Coluna Lombo-Sacra com filme ou imagem radiográfica impressos e Laudo, em projeções antero-posterior (AP) e Perfil, realizado até 30 (trinta) dias antes do Exame de Saúde;
  • Eletroencefalograma em sono e em vigília com laudo de médico neurologista realizado até 90 (noventa) dias antes do Exame de Saúde;
  • Hemograma completo com plaquetas, realizada até 30 (trinta) dias antes do Exame de Saúde;
  • Glicose Sérica em jejum realizada até 30 dias antes do Exame de Saúde;
  • Fator RH e grupo sanguíneo, realizado até 30 (trinta) dias antes do Exame de Saúde;
  • Exame comum de urina, realizado até 30 dias antes do Exame de Saúde;
  • Creatinina realizado até 30 dias antes do Exame de Saúde;
  • Ergometria (teste ergométrico) realizada até 90 dias antes do Exame de Saúde;
  • Laudo de exame ginecológico (para candidatas do sexo feminino) constando exame físico completo (inspeção e palpação de mamas, abdômen e inspeção vulvar), realizado até 90 (noventa) dias antes do Exame de saúde. As candidatas do sexo feminino que tiverem iniciado sua vida sexual (atividade coital) deverão apresentar descritos em laudo do ginecologista a inspeção vaginal e o laudo do exame citopatológico de colo uterino;
  • No caso de candidata gestante deverá comprovar documentalmente por atestado médico com a idade gestacional, realizado até 30 (trinta) dias antes do Exame de saúde;
  • Audiometria Tonal com Laudo otorrinolaringológico, realizado até 60 (sessenta) dias antes do Exame de saúde;
  • Laudo de Avaliação com Oftalmologista, realizado até 60 (sessenta) dias antes do Exame de Saúde, que deverá informar:
  • Campos visuais normais - baseado em exame de campimetria computadorizada 24-2 atual;
  • Acuidade visual de, no mínimo 20/30 em cada olho separadamente com ou sem lentes corretoras. Em caso de necessidade destas, deverá informar a refração necessária e a acuidade visual sem lentes em cada olho separadamente, que deverá ser igual ou superior à 20/100;
  • Não apresentar anormalidade maior de percepção das cores principais; ou seja, teste de ISHIHARA com no máximo 04 (quatro) erros sem uso de lente para daltonismo;
  • Não apresentar estrabismo ou qualquer outra enfermidade ocular que possa evoluir com dano para a acuidade visual central ou periférica;

Exame de capacidade física

A etapa de avaliação física irá julgar as condições do candidato através de exercícios e índices mínimos exigidos. Essa fase será composta da seguinte forma:

Para candidatos do sexo masculino:
- 05 flexões de barra
- 40 abdominais em 60 segundos
- percorrer 2.500 metros em 12 minutos

Para candidatas do sexo feminino:
- 20 segundos de isometria na barra fixa
- 32 abdominais em 60 segundos
- percorrer 2.100 metros em 12 minutos

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser renovado por igual período.

O vice-governador do Estado e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, informou que a expectativa é de chamar os primeiros aprovados para dar início ao cuirso de formação ainda dentro do segundo semestre deste ano.

Anexos