No domingo, 24, mais de 27 mil candidatos foram convocados a realizar a primeira etapa do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá. O certame busca o preenchimento de 1.500 vagas num cadastro reserva para o cargo de Soldado do Quadro de Praças Combatentes (Soldado QPCBM). O salário vai de R$ 2.827,00 durante o curso de formação até R$ 5.313,18 após o curso.

O concurso registrou exatamente 27.000 candidatos que tentam ingresso na corporação. Com oferta de 1.500 vagas, isso dá uma média de 18 candidatos por cada vaga ofertada.

As provas ocorreram no período da manhã em diversos locais da cidade de Macapá/AP. As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, tiveram 60 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos de Língua Portuguesa (10 questões), Matemática (10), Física (05), Química (05), Biologia (05), História do Estado do Amapá (05), Geografia do Estado do
Amapá (05), Noções de Informática (05), Noções de Direito (05) e Legislação Específica (05).

A prova será avaliada em uma escala de zero a 60 pontos, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver simultaneamente:

  • no mínimo, 60% de acerto no total da prova;
  • não tiver zerado em nenhuma das disciplinas; e,
  • estiver classificado até a 1.500ª (milésima quingentésima) posição.

Gabaritos

A divulgação do gabarito oficial preliminar das provas objetivas se dará nesta segunda-feira, 25 de julho de 2022, através do site da FCC.

A publicação do resultado preliminar da prova objetiva está previsto para sair no dia 19 de agosto de 2022.

Próximas etapas

Os candidatos classificados na 1ª Fase - Exame de Conhecimentos (prova objetiva) serão convocados, por edital, para comparecerem à 2ª Fase - Exame Documental, de caráter eliminatório. Será considerado inapto no exame documental o candidato que deixar de apresentar qualquer documentação exigida nesta fase, com exceção do certificado do ensino médio ou equivalente, que poderá ser apresentado até a data de Matrícula no Curso de Formação.

A terceira fase será composta pela Avaliação das Capacidades Físicas, de caráter eliminatório, e será aplicada para os aprovados no Exame de Conhecimentos. Esta, visa avaliar a capacidade mínima do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas e demais exigências próprias da função bombeiro militar.

Serão convocados para a 4ª Fase - Avaliação Psicológica de caráter eliminatório, os candidatos considerados aptos na 3ª Fase - Avaliação das Capacidades Físicas. Esta, tem por objetivo analisar as condições psicológicas do candidato, suas características e aptidões para frequentar o CFSD BM, de acordo com o perfil exigido para o cargo de Soldado do Quadro de Praças Combatentes.

Para os candidatos aprovados na quarta fase, haverá a 5ª fase, composta por Exame de Saúde, de caráter eliminatório. Nesta fase, os candidatos serão submetidos à Junta Médica do Centro de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, onde será avaliada a sua condição física com o objetivo de verificar as condições de saúde e constituição física do candidato para desempenho das tarefas inerentes ao cargo de Soldado-QPCBM.

Serão convocados para a 6ª fase - Investigação Social, de caráter eliminatório, os candidatos considerados aptos no Exame de Saúde. Esta, tem o objetivo de verificar as informações sobre a vida pregressa do candidato, será feita pelo Corpo de Bombeiros Militar. Após a publicação do resultado da Investigação Social, ao candidato tido como não recomendado será oportunizado o prazo até dois dias úteis para a interposição de recurso.

Curso de Formação: Os candidatos recomendados na 6ª Fase - Investigação Social serão convocados para a matrícula no Curso de Formação de Soldado Bombeiro Militar, como Soldado QPCBM 2ª classe.

Os recursos deverão ser interpostos no prazo de até dois dias úteis após a ocorrência do evento que lhes der causa.

O Concurso Público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Secretaria de Estado da Administração.

O resultado final do concurso, após decididos todos os recursos interpostos, será homologado pela Secretaria de Estado da Administração.