O concurso da Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro, teve a sua primeira etapa de provas realizada neste final de semana. O certame busca o preenchimento de oportunidades por meio de seis novos editais (um para cada cargo) em 6 carreiras de todos os níveis de escolaridade no órgão.

27/09/2021
26/10/2021
23/01/2022
R$ 9.924,06
350
Anexos

São 350 vagas para cadastro de reserva nos cargos de Técnico Policial de Necropsia (10 vagas), Investigador Policial (200 vagas), Auxiliar Policial de Necropsia (10 vagas), Inspetor de Polícia (100 vagas), Perito Criminal (5) vagas) e Perito Legista (25 vagas).

As provas objetivas de múltipla escolha do concurso serão realizadas em vários finais de semana. Veja a data prevista das provas para cada cargo:

  • Dia 05 de dezembro de 2021 para Perito Criminal e Perito Legista;
  • Dia 23 de janeiro de 2022 para Auxiliar de Necropsia;
  • Dia 30 de janeiro de 2022 para Inspetor de Polícia;
  • Dia 06 de fevereiro de 2022 para Técnico de Necropsia;
  • Dia 13 de fevereiro de 2022 para Investigador de Polícia.

As provas de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, abordam disciplinas do conteúdo programático de cada edital, em questões de múltipla escolha. Serão 100 questões objetivas de múltipla escolha com pontuação de zero a 100 pontos, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.

Gabaritos

O gabarito preliminar de cada prova e o caderno de questões serão divulgados até a terça-feira subsequente a aplicação de cada uma, pelo site da Fundação Getúlio Vargas, no site da FGV.

Próximas etapas

Serão convocadas para a prova de Capacidade física, de caráter eliminatório, os 300 melhores classificados na prova de conhecimentos. Esta, visa aferir a aptidão e a capacidade do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências das atribuições do cargo. A prova será realizada no Município do Rio de Janeiro.

Para os candidatos aprovados na prova de capacidade física haverá exame Psicotécnico, de caráter eliminatório. Este exame é para fins de seleção de candidatos é um processo sistemático, de levantamento e síntese de informações, com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o desempenho das atividades e profissiografia do cargo de Perito Legista.

Haverá também Exame médico, caráter eliminatório, que visa aferir a saúde e a capacidade do candidato para suportar física e organicamente as exigências do Curso de Formação Profissional (CFP) e das atribuições do cargo. Este, será realizado no Município do Rio de Janeiro em local, a data e o horário a serem divulgadas oportunamente.

A nota final da primeira fase será a nota obtida na Prova de Conhecimentos, que definirá a ordem de classificação a ser seguida para a matrícula no Curso de Formação Profissional (CFP).

A segunda fase consistirá em três etapas, que ocorrerão concomitantemente, de responsabilidade da Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra - ACADEPOL.

  • 1ª Etapa - Curso de Formação Profissional (CFP), de caráter eliminatório e classificatório, com apuração de frequência, aproveitamento e conceito;
  • 2ª Etapa - Prova de Investigação Social, de caráter eliminatório;
  • 3ª Etapa - Prova de Títulos, de caráter classificatório.

Caberá interposição de recurso, devidamente fundamentado, a FGV, no prazo de três dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil subsequente ao da publicação no DOERJ.

No cálculo da nota final, considerar-se-á o resultado até duas casas decimais, arredondando-se para o número imediatamente superior se o algarismo da terceira casa decimal for igual ou superior a cinco.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Anexos