Neste último domingo, quase 20 mil candidatos realizaram a primeira etapa do concurso público do Tribunal de Contas da União (TCU). O certame busca o preenchimento de 20 vagas no cargo de Auditor Federal de Controle Externo.

A remuneração inicial será de R$ 21.947,82 por jornada de trabalho de 40 horas por semana.

A prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreu no último domingo, 13 de março, contou com 50 questões. Será aprovado na etapa o concorrente que obtiver no mínimo 25 pontos em conhecimentos gerais e 25 pontos de conhecimentos específicos.

Gabaritos TCU

Os gabaritos e resultados, bem como o espelho de correção e o resultado preliminar da prova discursiva serão divulgados pela FGV Conhecimentos.

Para os candidatos habilitados na prova objetiva, haverá prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, totalizando 100 pontos. Esta, deverá ser manuscrita de forma legível, sendo obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

Na avaliação, serão considerados os acertos das respostas dadas, o grau de conhecimento do tema demonstrado pelo candidato e a fluência e a coerência da exposição.

O candidato que desejar interpor recurso, contará com dois dias úteis, a partir da data de publicação do objeto de recurso.

A nota final será a soma das notas obtidas nas provas objetivas e nas provas discursivas. A classificação final será obtida, após os critérios de desempate, com base na listagem dos candidatos remanescentes no concurso.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos após a publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado ainda por igual período e chegar a 4 anos.