Mais de 16,1 mil candidatos participaram neste domingo, 14 de julho, do grande concurso público da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo. A seleção é para 33 vagas no cargo de Delegado de Polícia, sendo duas delas reservadas aos portadores de deficiência. O Instituto Acesso de Ensino, Pesquisa, Avaliação, Seleção e Emprego coordena a seleção.

22/03/2019
24/04/2019
14/07/2019
R$ 10.058,56
33
15/07/2019
Anexos

A seleção dos candidatos será composta por diversas etapas de avaliação, sendo:

  1. Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada no dia 14/07;
  2. Prova escrita discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  3. Exame de aptidão física, de caráter eliminatório, constituído de corrida de resistência com 2 mil metros para mulheres e 2,4 mil metros para homens com duração máxima de 15 minutos;
  4. Exame de sanidade física e mental, de caráter eliminatório;
  5. Exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
  6. Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
  7. Avaliação de títulos, de caráter classificatório;
  8. Sindicância da vida pregressa, de caráter eliminatório;
  9. Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório, ministrado pela Academia de Polícia Civil, com 720 horas/aula podendo ser reduzido ou aumentado.

 

Gabaritos

 

Neste domingo, 14 de julho, os candidatos realizaram a primeira etapa do concurso, prova objetiva com 120 questões de múltipla escolha. A prova objetiva versou sobre disciplinas de:

  • Direito Penal (25);
  • Direito Processual Penal (25);
  • Direito Administrativo (20);
  • Criminologia (15);
  • Direito Constitucional (15);
  • Direitos Humanos (05);
  • Direito Civil (05);
  • Medicina Legal Judiciária (05);
  • Legislação Estadual (05).

Os gabaritos preliminares serão informados no dia 15 de julho e os gabaritos definitivos saem em 09 de agosto, pelo site www.institutoacesso.org.br.

Os candidatos que desejarem interpor recurso contra o gabarito preliminar da prova objetiva terão prazo de até dois dias após a publicação do mesmo para fazê-lo, seguindo as instruções da página.

Somente será convocado para a Prova escrita discursiva, segunda etapa do certame, o candidato que obtiver 50% de acertos na prova objetiva. Essa prova será constituída por 04 questões de:

- Peça Prática (01);
- Direito Penal (01);
- Direito Processual Penal (01):
- Direito Constitucional (01).

As datas das demais fases se darão de acordo com os editais a serem publicados posteriormente no site da organizadora.

Sobre o cargo

A função de Delegado exige diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), além de três anos de prática forense, após a conclusão do curso de Direito ou três anos de atividade policial, em qualquer instituição de segurança pública. O salário e de R$ 10.058,56, por regime de trabalho de 40 horas por semana em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.

Durante a realização do curso de formação profissional, os candidatos perceberão, a título de auxílio financeiro, o valor equivalente a 50% do salário-base.

Em caso de aprovação no concurso e nomeação para o cargo, o Delegado de Polícia permanecerá no mínimo por dois anos no local de sua primeira lotação. O concurso terá prazo de validade de dois anos, podendo ser renovado por mais dois anos a critério e conveniência da administração pública.

Anexos