Foram aplicadas no domingo (3) as provas objetiva e de redação, a primeira etapa do grande concurso público da Escola de Sargentos do Exército Brasileiro, edição 2021. O Departamento de Ensino e Cultura (DECEx) abriu em maio deste ano o novo concurso para ingresso nos Cursos de Formação de Sargentos das Armas, Sargentos de Saúde e Sargentos Músicos.

São 1.100 vagas para ingresso nos cursos no início de 2022 com chances para candidatos de ambos os sexos, sendo:

  • 1.000 na área Geral - 900 para homens e 100 para mulheres;
  • 45 vagas para área de Música em vários instrumentos;
  • 55 vagas específicas na área da Saúde para Técnico em Enfermagem.

A prova objetiva ocorreu no domingo das 13h às 17h em várias cidades-sede das organizações militares do país. Os portões dos locais de prova fecharam às 12h15. As provas foram aplicadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Resende-RJ, Vila Velha-ES, Niterói-RJ, Juiz de Fora-MG, Belo Horizonte-MG, Três Corações-MG, Uberlândia-MG, São Paulo-SP, Campinas-SP, Taubaté-SP, Porto Alegre-RS, Santa Maria-RS, Uruguaiana-RS, Florianópolis-SC, Cascavel-PR, Curitiba-PR, Salvador-BA, Aracaju-SE, Maceió-AL, Recife-PE, João Pessoa-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE, Teresina-PI, Manaus-AM, Rio Branco-AC, Boa Vista-RR, Porto Velho-RO, Brasília-DF, Palmas-TO, Goiânia-GO, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, São Luís-MA, Belém-PA, Macapá-AP e Marabá-PA.

O concurso registrou 126.393 inscritos, 95 mil deles disputando as vagas destinadas a candidatos do sexo masculino e ainda pouco mais de 30 mil mulheres. A concorrência média ficou em 114 candidatos por vaga. Veja os números do concurso:

Número de inscritos no concurso ESA 2021
Número de inscritos no concurso ESA 2021

Gabaritos das provas da ESA 2021

Os gabaritos preliminares oficiais do concurso da ESA sairão pelo site do Exército - www.esa.ensino.eb.br nesta terça-feira de 5 de outubro, no decorrer do dia.

Para ser aprovado na prova objetiva o candidato deverá atingir, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova; e ter nota na Redação superior a 5.

É importante lembrar também que somente terão a redação corrigida os candidatos aprovados na prova objetiva classificados em até 3,5 vezes o número de vagas - ou seja, até a posição 3.850 (geral).

Os aprovados nas provas escritas passarão ainda por outras etapas de avaliação, sendo:

  • Inspeção de Saúde (IS) de caráter eliminatório;
  • Exame de Aptidão Física (EAF) de caráter eliminatório;
  • Exame de Habilitação Musical (EHM), de caráter eliminatório para candidatos da área de Música.

Sargento exige nível médio

Para ingressar na ESA os candidatos devem possuir escolaridade de nível médio concluído, idade mínima de 17 e máxima de 24 anos (não podendo completar 25 anos até dezembro de 2022) - para as áreas de Saúde e Música a idade máxima permitida será de 26 anos até o término do ano da matrícula (dezembro de 2022). Além disso, o candidato deve ter 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino.

Durante o curso de formação, o aluno recebe uma ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Após formação no curso, o aprovado é declarado 3º Sargento e perceberá remuneração de R$ 3.825,00, de acordo com o estipulado pela tabela de salários dos militares.

TAF

O Teste de Aptidão Física, etapa temida pelos candidatos, será realizado em dois dias e terá os seguintes exercícios:

  • Corrida de 12 minutos;
  • Flexão de braços em barra fixa;
  • Flexão de braços sobre o solo;
  • Abdominal Supra;

O teste tem previsão de ser realizado em fevereiro de 2022, antes da incorporação dos aprovados.