Neste domingo de 30 de julho ocorreram as provas do processo seletivo da MGS - Minas Gerais Administração e Serviços. A seleção tem como objetivo formar um cadastro reserva para diversos cargos, abrangendo os níveis fundamental, médio, técnico e superior, visando futuras contratações conforme a necessidade administrativa. Foram cerca de 18 mil candidatos inscritos.

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC foi o responsável pela condução do processo seletivo. Os contratados receberão salários entre R$ 1.352,49 e R$ 11.342,25, além de benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e seguro de vida em grupo.

Os contratos seguirão as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e serão firmados por prazo indeterminado. A seleção reserva 10% das vagas para candidatos portadores de deficiência, garantindo oportunidade igualitária para todos.

Diversos cargos estão sendo ofertados, como Agente de Campo, Agente de Serviço de Parque, Ajudante de Manutenção, Analista de Infraestrutura de TIC Analista de Sistemas, Analista de Suporte, Arquiteto Java, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cozinha Industrial, Auxiliar de Serviços Gerais, Capineiro, Carregador, Copeiro/Garçom, Coveiro, Cozinheiro, Desenvolvedor Back End Java, Desenvolvedor Front End Java, Desenvolvedor Fullstack PHP, Digitador, Farmacêutico, Frentista, Jardineiro, Lavadeiro/Passadeiro, Monitor Ambiental, Monitor Educacional, Oficial de Manutenção Predial, Operador de Empilhadeira, Operador de Motosserra, Operador de Monitoramento, Porteiro/Vigia, Psicólogo, Recepcionista, Rurícola, Serralheiro, Técnico Contábil, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Tecnólogo em Rede, Telefonista e Viveirista.

Provas e Gabaritos MGS-MG

As provas objetivas do dia 30 de julho ocorreram no período da tarde, com início às 13h e tiveram duração total de 3 horas, em diversas cidades do estado. A estrutura das provas variou de acordo com o nível de escolaridade exigido para cada cargo, sendo:

  • Nível Fundamental: A prova teve questões de Língua Portuguesa (10 questões), Matemática (05 questões) e Conhecimentos Gerais (05 questões).
  • Nível Médio: Os candidatos responderam questões de Língua Portuguesa (10 questões), Raciocínio Lógico (10 questões) e Noções de Matemática (10).
  • Nível Técnico/Educação: Foram aplicadas provas de Língua Portuguesa (05), Raciocínio Lógico (05), Noções de Informática (10) e Conhecimentos Específicos (10).
  • Nível Superior: Os candidatos enfrentaram 30 questões de Língua Portuguesa (05), Raciocínio Lógico (05) e Conhecimentos Específicos (20 questões).

As questões tiveram pesos diferentes, conforme a matéria, e será aprovado quem atingir 50% dos pontos, não podendo zerar em nenhuma das disciplinas, segundo a página 12 do edital.

Os aprovados na prova objetiva, para cargos de nível superior, terão ainda etapa de prova de títulos.

O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado no decorrer desta segunda-feira (31) no endereço eletrônico www.ibfc.org.br após às 10h.

O período para recursos vai das 10h do dia 31/07 até as 17h do dia 02/08 pelo site do IBFC.

Após a publicação da homologação do resultado final, o processo seletivo público simplificado terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Em caso de inexistência de candidatos aprovados para determinada região/localidade, a
MGS poderá transferir empregado do mesmo cargo de uma para outra região, desde que haja interesse e concordância do mesmo, ou realizar processo de reopção.

Com isso, esteja atento e preparado, mantendo-se atualizados com as informações divulgadas no site oficial.