A Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do concurso do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), divulga nesta terça-feira (9) o gabarito preliminar oficial das provas aplicadas entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro.
A seleção, que é considerada uma das mais disputadas do estado em 2025, reuniu mais de 18 mil candidatos para apenas 36 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva em cargos de alto nível. Os salários ofertados chegam a ultrapassar os R$ 35 mil para algumas funções, especialmente nos postos de Procurador e Auditor.
Inscritos por vaga
O concurso TCE-PE recebeu 18.694 inscrições confirmadas. O cargo mais concorrido foi o de Analista de Gestão - Administração, que sozinho atraiu 5.766 candidatos.
Na sequência, destacam-se Auditor de Controle Externo - Contas Públicas, com 3.416 inscritos, e Analista de Controle Externo - Contas Públicas, que contou com 3.067 concorrentes - veja a demanda por vaga.
Gabaritos
As provas do concurso ocorreram em dois fins de semana distintos:
- 31 de agosto (manhã, 8h às 13h): Analista de Controle Externo e Analista de Gestão - Área Julgamento;
- 31 de agosto (tarde, 15h às 20h): Procurador do Tribunal de Contas (prova objetiva);
- 7 de setembro (manhã, 8h às 13h): Auditor de Controle Externo;
- 7 de setembro (tarde, 15h às 20h): Analista de Gestão - Administração e prova discursiva para Procurador.
O gabarito oficial preliminar, assim como os resultados preliminares das provas objetivas e discursivas, serão divulgados no site oficial da FGV: https://conhecimento.fgv.br/.
Serão corrigidas as provas discursivas de todos os candidatos que tenham tenham alcançado pelo menos 70% de acertos na prova objetiva, conforme o edital, além de:
- Para Auditor de Controle Externo e Analista de Controle Externo, será considerado aprovado na Prova Objetiva, o candidato que obtiver, no mínimo, 40% de acertos do somatório de questões dos Módulos I e II, 50% de acertos de questões do Módulo III.
- Para o Cargo de Analista de Gestão, será considerado aprovado na Prova Objetiva, o candidato que obtiver, no mínimo, 40% de acertos de questões do Módulo I, 50% de acertos de questões do Módulo II.
- Para o Cargo de Procurador do Tribunal de Contas, será considerado aprovado na Prova Objetiva, o candidato que, cumulativamente, tenha 70% de acertos; fique classificado entre o 1° e o 100° lugar.
Recursos
Candidatos que desejarem interpor recurso terão prazo de dois dias úteis. O sistema ficará disponível a partir das 12h do primeiro dia até as 12h do segundo. Os recursos deverão ser feitos exclusivamente por meio de formulários eletrônicos disponibilizados no site da FGV.
Títulos
Para o cargo de Procurador do Tribunal de Contas, haverá ainda a etapa de avaliação de títulos. Nessa fase, os candidatos devem apresentar documentos acadêmicos e profissionais em campo específico no sistema da FGV.
Entre os títulos aceitos estão:
- Doutorado em Direito (até 4 pontos);
- Mestrado em Direito (até 3 pontos);
- Pós-graduação lato sensu (até 2 pontos, considerando carga mínima de 360h);
- Exercício comprovado da advocacia ou funções jurídicas (até 2 pontos).
O não envio de títulos não elimina o candidato, mas resultará em pontuação zero nesta etapa.
Critérios de desempate
Em caso de empate na nota final, terão preferência, nesta ordem:
- Maior idade;
- Maior nota na prova discursiva;
- Maior nota na prova objetiva;
- Maior pontuação na prova de títulos (apenas para Procurador);
- Exercício da função de jurado em Tribunal do Júri, nos termos do artigo 440 do Código de Processo Penal.
O resultado final será homologado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e publicado no Diário Eletrônico Oficial do TCE-PE, além de divulgação no site da FGV. O concurso terá validade inicial de um ano, prorrogável por igual período. Durante esse prazo, os aprovados poderão ser convocados de acordo com a necessidade do órgão.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo: