No último final de semana, mais de 107 mil candidatos foram convocados a realizar a primeira etapa do concurso público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O certame busca o preenchimento de 132 vagas em cargos de Técnico Judiciário e Analista. A seleção abriu ainda em 2020, mas devido à pandemia, não teve provas aplicadas no ano passado.

Dos 107 mil inscritos, foram 71.385 para as 10 vagas imediatas de Técnico e outros 35.733 concorrentes para as 122 vagas de Analista. Os salários ofertados são de R$ 3.870,06 e R$ 6.373,89.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 05 de dezembro, valerão 60 pontos. Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

  • obtiver nota inferior a 10 pontos na prova objetiva de conhecimentos gerais P1;
  • obtiver nota inferior a 20 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2.

Gabaritos TJRJ

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão pulicados no Diário da Justiça Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro e divulgados na internet, nos dois endereços eletrônicos do Cebraspe: para Técnicos e para Analistas, a partir das 19 horas desta terça-feira, 07 de dezembro de 2021.

Para os candidatos ao cargo de Analista Jurídico, foi aplicada juntamente com as provas objetivas, as provas dissertativas, de caráter eliminatório e classificatório. Esta valerá 40,00 pontos e tem o objetivo de avaliar o conhecimento do tema, a capacidade de expressão na escrita e o uso das normas do registro formal da língua portuguesa. Será considerado aprovado nesta etapa o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 20 pontos.

Os candidatos ao cargo de Analista Jurídico aprovados na prova dissertativas serão convocados para a avaliação de títulos, de caráter classificatório. Está valerá 10,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor.

O candidato que desejar interpor recursos contra o padrão preliminar de resposta da prova discursiva disporá de dois dias úteis para fazê-lo, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível no endereço eletrônico da organizadora, e seguir as instruções ali contidas.

A nota final no concurso será o somatório da nota final nas provas objetivas, da nota final na prova discursiva (quando houver) e da nota final na avaliação de títulos (quando houver).

O concurso do TJRJ valerá por 2 anos para chamamento dos aprovados, podendo ser prorrogado por mais dois anos.