O governador Ratinho Jr anunciou que o Governo do Estado do Paraná pretende abrir novos concursos públicos para contratar mais 6 mil servidores que irão atuar em diversas áreas da administração pública estadual. A medida foi apresentada pelo governo aos deputados estaduais e inclui também o reajuste de 5,09% no salário dos servidores nos próximos quatro anos.

O anúncio foi feito em coletiva para a imprensa no Palácio Iguaçu. "A proposta apresentada pelo governo soma alguns bilhões de reais. Só as contratações de novos servidores são R$ 200 milhões por ano a mais de gasto com folha do Estado", disse Ratinho Junior.

Veja o anúncio na rede social oficial do governo do Paraná:

Cargos

A proposta do governador prevê a contratação de 2.560 policiais militares, 400 policiais civis, 96 peritos e médicos para a Polícia Científica, 1.269 agentes de cadeia para o sistema prisional, 400 profissionais para Secretaria da Saúde, 80 para a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e 988 professores.

Ainda, tem como previsão a abertura de concursos para contratar servidores para o Quadro Próprio do Poder Executivo, que inclui profissionais para a Administração Direta, para o Instituto Ambiental do Paraná, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e para o Teatro Guaíra.

Conforme informações da Secretaria da Administração e Previdência, o Estado tem atualmente 134.347 servidores efetivos, 32.059 temporários e 2.241 comissionados (que não possuem vínculo com o estado).

Além disso, com relação à proposta de reajuste de 5,09% aos servidores, o pagamento seria feito de forma parcelada. Com isso, 0,5% seria pago a partir de outubro deste ano e mais 1,5% a partir de janeiro do ano que vem. Outro 1,5% seria aplicado em janeiro de 2021, no caso de a Receita Corrente Líquida (RCL) do ano anterior ter crescido pelo menos 6,5%. O restante (mais 1,5%) incidiria em janeiro de 2022, desde que a receita apresentasse crescimento mínimo de 7% nos doze meses anteriores. Além do reajuste salarial, haveria reajuste no auxílio-alimentação, vale-transporte e salário mínimo regional.

Mais informações acerca dos novos concursos que irão abrir podem ser acompanhadas aqui no Ache Concursos.