O Governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou nesta última segunda-feira, 08 de abril, a convocação de 200 papiloscopistas aprovados no concurso público promovido pela Polícia Civil-RJ, realizado em 2014.

01/09/2014
19/10/2014
16/11/2014
R$ 4.830,63
100
Anexos

"A convocação dos policiais vai reforçar nossa atividade de investigação, especialmente em tempos de reconhecimento facial e de câmeras que vão ajudar no monitoramento. Os papiloscopistas participam desse trabalho de identificação facial. É nossa polícia indo além, ao encontro da tecnologia para que possamos dar mais segurança ao cidadão", argumentou Witzel.

Os aprovados darão início ao Curso de Formação na Academia de Polícia Civil: Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra - Acadepol, onde passarão de 6 a 11 meses sendo preparandos para dar conta das principais atribuições e desafios do cargo no estado.

Concurso PC-RJ foi realizado em 2014

Os candidatos aprovados são do concurso realizado em 2014, quando foram ofertadas 100 vagas na classe inicial da carreira de Papiloscopista Policial do quadro permanente da Polícia do Estado, sob regime estatutário. A seleção foi coordenada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação IBFC.

Das 100 vagas abertas, 20 eram reservadas para os candidatos negros e índios e 5 para pessoas com deficiência. A função exige curso de nível superior em qualquer área de formação, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B", entre outros requisitos divulgados no edital.

O salário do cargo oferecido na época era de R$ 4.830,63 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Os inscritos no concurso passaram pelas seguintes etapas de avaliação:

- Prova de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
- Exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
- Exame médio, de caráter eliminatório;
- Curso de formação profissional.

Sobre o cargo

Papiloscopia - Especialista em identificação, desde a coleta até o arquivamento, envolve planejamento, coordenação, supervisão, controle e execução de trabalhos periciais papiloscópicos relativos ao levantamento, coleta, análise, codificação, decodificação e pesquisa de padrões e vestígios papilares. Pericia de Prosopografia (descrição de uma pessoa - envelhecimento, rejuvenescimento e reconstituição facial), bem como a realização de estudos e pesquisas técnico científicas, visando a identificação humana. É a ciência que trata da identificação humana através das papilas dérmicas existentes na palma das mãos e na sola dos pés, mais conhecida pelo estudo das Impressões Digitais.

Anexos