O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) está oferecendo uma oportunidade única na região do Vale do Paraíba através do programa ‘TrendsIT Capacitação & Residência’. Este curso, em parceria com a renomada empresa Softex Campinas, destina-se a capacitar e aprimorar o conhecimento técnico e comportamental de indivíduos interessados em ingressar ou progredir na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Uma característica marcante do programa é a parceria estabelecida com empresas associadas e residentes no Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, as quais terão a oportunidade de contratar os alunos que se destacarem e forem aprovados.

Quem pode se inscrever?

O público-alvo abrange tanto estudantes quanto graduados em cursos técnicos ou universitários.

O curso em si tem uma duração estimada de quatro a seis meses, seguido por um período de seis meses de residência de estágio em empresas. Para os participantes do estágio, está prevista uma bolsa no valor de R$ 1,1 mil.

Como se inscrever?

É importante ressaltar que o curso é totalmente gratuito e as inscrições podem ser realizadas através do link - https://lp.workover.com.br/softex-trendsit?campaign=sjc

Ao concluir todas as etapas do programa, os alunos receberão um certificado de participação e serão encaminhados para processos seletivos em empresas parceiras.

O programa é estruturado em duas etapas principais:

  1. Capacitação: Consiste no nivelamento e aprofundamento de conhecimentos para atender às demandas específicas das empresas e Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs).
  2. Residência: Oferece aos participantes uma imersão em experiências e projetos reais propostos por empresas e ICTs parceiras, proporcionando uma oportunidade única de aplicar os conhecimentos adquiridos em um ambiente profissional e desafiador.

Na etapa de vivência profissional (residência) os alunos selecionados pelas empresas parceiras do programa TrendsIT poderão participar de projetos reais, com acompanhamento e orientação de profissionais das próprias empresas. Os residentes selecionados receberão do programa uma bolsa de ajuda de custo para cumprir uma jornada de 30 h por semana durante 6 meses.