O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segue realizando os pagamentos referentes ao mês de abril para os aposentados, pensionistas e também para os beneficiários do BPC. O PIX começou a cair na conta no dia 2 de maio e o valor pode chegar a R$ 7.786, teto do INSS. Quem recebe até um salário mínimo, começará a receber seu benefício a partir do dia 8 de maio.

É importante salientar que, o calendário para os beneficiários que recebem acima de um salário mínimo é diferente daqueles que recebem até um salário mínimo. Desta forma, os beneficiários que não recebem o teto, ainda não começaram a terem o dinheiro do benefício depositado na conta.

Calendário de pagamentos do INSS acima do piso

Segue abaixo o calendário de pagamentos do benefício do INSS que já está ocorrendo desde o dia 2 de maio para quem recebe acima de um salário mínimo:

  • Beneficiários com Número de Benefício (NB) finais 1 e 6: Pagamento a partir de 2 de maio;
  • Beneficiários com Número de Benefício (NB) finais 2 e 7: Pagamento a partir de 3 de maio;
  • Beneficiários com Número de Benefício (NB) finais 3 e 8: Pagamento a partir de 6 de maio;
  • Beneficiários com Número de Benefício (NB) finais 4 e 9: Pagamento a partir de 7 de maio;
  • Beneficiários com Número de Benefício (NB) finais 5 e 0: Pagamento a partir de 8 de maio.

Primeira parcela do 13º vem com o benefício

Os beneficiários do INSS além de receberem o benefício regular, também receberão a primeira parcela do 13º salário. Com a antecipação, 50% do valor total do benefício já está sendo pago aos aposentados e pensionistas desde o dia 24 de abril. Lembrando que, a segunda parcela do 13º salário será paga no mês seguinte, com todos os descontos inclusos. Desde 2020, o benefício vem sendo pago de maneira adiantada para os aposentados e pensionistas do INSS.

Como consultar meu benefício?

Para consultar o benefício do INSS e verificar o valor que tem direito a receber, o beneficiário pode ir no site ou aplicativo Meu INSS. Desta forma, é possível consultar todos os extratos e informações gerais, como por exemplo, o tempo de contribuição e fazer agendamentos para perícias médicas em uma agência do INSS. Outra forma possível para consultar o benefício é ligar para a central de atendimento, bastando digitar o número 135. Lembrando que o atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Como descobrir o Número Final do Benefício?

Para descobrir o Número Final do Benefício (NB) é muito simples. O número final está no cartão do benefício ou através do aplicativo. Deve-se prestar muito a atenção, pois, o dígito depois do traço não pode ser levado em consideração. O número Final do Benefício é o último antes do traço.