Está aberto o processo de submissão de propostas para seleção de novos cursos destinados à plataforma Aprenda Mais. O edital, publicado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), quer ampliar o número de cursos disponíveis no ambiente virtual.

As propostas poderão ser enviadas até 31 de agosto de 2024 pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A plataforma oferta cursos online, abertos e massivos (Mooc) de forma gratuita e com emissão de certificado.

O edital é dinâmico, de fluxo contínuo, possibilitando às instituições o envio dos cursos durante seis meses, até 31 de agosto de 2024. As análises das propostas quanto aos requisitos, à submissão e ao resultado serão realizadas pela Setec logo após a submissão das propostas, conforme o cronograma.

Para auxiliar na elaboração das propostas e nas dúvidas sobre o processo de seleção, a secretaria realizará um encontro virtual no dia 11 de março, na sala da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), às 15h. Poderão ser selecionados até 60 cursos, a serem disponibilizados por tempo indeterminado na plataforma.

O MEC disponibiliza, em seu portal, a página Editais Setec, na qual é possível encontrar mais informações e ver o edital.

Aprenda Mais: plataforma de cursos online dão certificado

A plataforma foi instituída pela Portaria Setec nº 491, de 7 de outubro de 2021, a fim de ofertar cursos online, abertos e massivos (Mooc) para a sociedade em geral, desenvolvidos pelas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O ambiente virtual fortalece uma importante missão assumida pela Setec: contribuir efetivamente para ampliar o acesso da população brasileira à educação profissional.

Ao todo, a Aprenda Mais já soma 245 cursos gratuitos, em 12 áreas distintas do conhecimento, somando mais de 1,3 milhão de inscritos.

- Veja aqui a Plataforma Aprenda Mais e acesse os cursos do MEC