Ex-detentos que pretendem prestar concursos públicos podem ter oportunidades asseguradas no serviço público. Ao menos este é o objetivo do Instituto Nacional Elogistica Reversa (INER), instituição social sem fins lucrativos, sediada na Av. Paula Ferreira, 1799 - Vila Bonilha, em São Paulo.

Por meio de Sugestão legislativa, a Organização não Governamental (ONG), pretende que o Poder Publico crie uma lei específica para instituir cotas obrigatórias em concursos públicos municipais, estaduais e federais para ex-encarcerados.

O responsável pelo cadastro da entidade é Jomateleno dos Santos Teixeira, que na condição de presidente da ONG manifesta desde já o desejo de fazer a sustentação oral quando da apresentação do parecer da proposta.

A sugestão legislativa foi apresentada por meio de Assembleia extraordinária à Diretoria da ONG, que além deste projeto debateu a apresentação de demais iniciativas legislativas para encaminhar ao Poder Legislativo.

O pedido da ONG foi direcionado ao Deputado Federal Leonardo Monteiro, do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG), presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados.

Entre as razões para a criação da iniciativa, o INER explica que pela dificuldade de conseguir um emprego após o cumprimento da pena, ex-detentos teriam mais incentivos para estudarem durante o cumprimento da pena ao invés da continuidade no mundo da criminalidade.

A proposta já foi recebida pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara e aguarda a designação de Relator na Comissão de Legislação Participativa para dar seguimento.