A Prefeitura de Vitória anunciou o adiamento das provas de um concurso público que seriam aplicadas no próximo domingo (5). A nova data para realização das avaliações será 12 de julho de 2026. A mudança afeta os candidatos inscritos para os cargos de Analista em Gestão Pública, Analista em Tecnologia da Informação, Arquiteto e Engenheiro.

Segundo a administração municipal, a decisão foi tomada em razão da partida da Seleção Brasileira contra a Noruega pelas oitavas de final da Copa do Mundo, marcada para o mesmo dia do concurso.

De acordo com a prefeitura, a alteração busca evitar transtornos que poderiam comprometer a aplicação das provas, como maior circulação de pessoas, dificuldades de deslocamento e possíveis impactos nos arredores dos locais de exame.

Concurso oferece vagas efetivas e cadastro de reserva

O concurso prevê oportunidades para provimento de cargos efetivos e também formação de cadastro de reserva, conforme estabelecido no edital. As provas serão realizadas na cidade de Vitória e continuarão divididas em dois turnos.

No período da manhã, os portões serão fechados às 8h. Nesse horário, farão as provas os candidatos aos cargos de Analista em Tecnologia da Informação na área de Infraestrutura e Suporte, Arquiteto, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista e Engenheiro Mecânico.

Já no período da tarde, o fechamento dos portões está previsto para as 15h. Nesse turno, participarão os candidatos aos cargos de Analista em Gestão Pública nas áreas de Administração, Economia e Estatística, além de Analista em Tecnologia da Informação na especialidade Desenvolvimento e Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Quando serão divulgados os locais de prova?

As informações sobre os locais de aplicação, salas, horários detalhados e demais orientações aos candidatos estarão disponíveis a partir das 16 horas do dia 6 de julho de 2026. A consulta deverá ser realizada no portal oficial do Instituto Consulplan, banca organizadora do concurso.

Prefeitura busca garantir igualdade entre os candidatos

Segundo a administração municipal, o adiamento tem como principal objetivo assegurar condições adequadas para todos os participantes do concurso. Com a mudança, os candidatos terão uma semana adicional de preparação antes das provas, que passam a ocorrer no dia 12 de julho, em Vitória.

A orientação é que os inscritos acompanhem as atualizações no site da banca organizadora e consultem o cartão de confirmação assim que ele for disponibilizado.