Até a tarde de terça-feira (4), cerca de 68.350 famílias de Porto Alegre haviam se cadastrado para receber o Auxílio Reconstrução, benefício pago pelo governo federal. O auxílio, no valor de R$ 5.100, é oferecido em cota única às famílias que tiveram suas residências afetadas pela enchente no Rio Grande do Sul.

O Auxílio Reconstrução está disponível para aqueles que perderam bens e sofreram danos em suas casas. A Caixa Econômica Federal não divulgou quantas famílias já receberam o pagamento em Porto Alegre/RS, após a primeira remessa de pagamentos não envolver moradores da capital.

Agora, moradores de Porto Alegre/RS terão um canal facilitado para solicitar o Auxílio Reconstrução. Para isso, é necessário se cadastrar no Registro Unificado da Prefeitura.

Este cadastro pode ser feito online ou presencialmente em diversos pontos da cidade. Não é necessário ter conta na Caixa Econômica Federal ou estar inscrito no Cadastro Único, pois não há exigência de renda mínima e máxima para este benefício.

Onde fazer o Registro Unificado da Prefeitura de Porto Alegre/RS

Veja os locais abaixo para preencher o pedido, caso você ainda não tenha sido beneficiado:

Das 8h30 às 17h:

  • Terminal Triângulo — Avenida Assis Brasil, 4.320
  • Complexo Cultural Esportivo da Bom Jesus e Centro de Referência da Juventude — Rua Marta Costa Franzen, 101
  • Casa dos Conselhos — Avenida João Pessoa, 1.110, esquina com Venâncio Aires
  • Estação Cidadania da Lomba do Pinheiro — Estrada João de Oliveira Remião, 5.250
  • Estação Cidadania Restinga — Rua Arno Horn, 221
  • Associação Comunitária Parque dos Maias (Acopam) — Rua Gamal Abdel Nasser, 562

Das 9h às 17h:

  • Departamento Municipal de Habitação (Demhab) — Avenida Princesa Isabel, 1.115

Das 12h às 18h:

  • Shopping Praia de Belas — Avenida Praia de Belas, 1.181 — 1º piso

Consulta do Auxílio Reconstrução

Para verificar a liberação do auxílio, a página é do Governo Federal no site do Auxílio Reconstrução com login em uma conta Gov.br. A página exibirá uma das seguintes respostas:

  • CPF não cadastrado pela prefeitura: Procure a prefeitura para informar os dados de endereço.
  • Aguardando análise: Os dados foram recebidos e estão em análise. Aguarde atualizações que ocorrem às terças e sextas-feiras.
  • Habilitado - Aguardando confirmação do responsável familiar: Confirme seus dados clicando em 'Está tudo certo' e aceitando o Termo de Declaração. Depois, aguarde o pagamento pela Caixa Econômica Federal.

Os dados fornecidos pela prefeitura serão cruzados com outras bases do Governo Federal para validar os endereços. Caso haja inconsistências, a prefeitura será notificada para corrigir as informações.

Moradores de 369 municípios do Rio Grande do Sul estão habilitados a solicitar o auxílio de R$ 5.100,00, conforme a Medida Provisória nº 1.219, de 15 de maio de 2024.

Números - até agora, 38.244 benefícios já foram pagos aos moradores do Sul. Na nova remessa divulgada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, mais 61.610 estão aprovados e serão pagos nos próximos dias. O Governo reitera que as prefeituras podem seguir enviando dados dos afetados, que todos aqueles que têm direito serão contemplados.