Foram divulgados na segunda-feira de 27 de setembro os gabaritos preliminares e as provas aplicadas no grande concurso público promovido pelo Banco do Brasil. A Cesgranrio, organizadora da seleção, registrou recorde de inscrições em uma única seleção pública até então - 1,6 milhão de candidatos.

Em nota, o banco divulgou o índice de abstenção no concurso: foram 880.430 candidatos presentes em 2.673 locais de prova nas 147 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. A abstenção foi próxima de 50% - por volta de 770 mil candidatos não compareceram para realizar as provas.

O salário inicial do Escriturário é de R$ 3.022,37 por jornada de trabalho de 30 horas semanais, mais benefícios como participação nos lucros ou resultados, vale-transporte, auxílio-creche, ajuda alimentação/refeição (por volta de R$ 1.500), auxílio a filho com deficiência, previdência complementar, acesso a programas de educação e capacitação e possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.

Veja mais alguns números do maior concurso da história já realizado no país:

  • São 2.240 vagas imediatas abertas; 2.000 para Escriturário - Agente Comercial em todo o país e 240 para Escriturário - Agente de Tecnologia apenas no DF;
  • Há ainda 2.240 vagas na mesma distribuição acima para cadastro reserva. No cadastro os aprovados podem ser convocados ou não, dependendo da necessidade do banco;
  • Foram 1.645.975 inscrições registradas, 1.605.751 inscritos para Escriturário - Agente Comercial e 40.224 inscritos para as vagas de Escriturário - Agente de Tecnologia.
  • Índice de abstenção de 48%, percentual considerado dentro do esperado conforme média histórica dos últimos concursos do BB e de concursos da Cesgranrio.
  • Foram 3 tipos de provas aplicadas (A, B e C) para Agente Comercial e um tipo apenas para Agente de Tecnologia;
  • Cada tipo de prova teve um tema de redação distinto. A Prova A versou sobre "privacidade digital";
    a prova B foi sobre "a influência da satisfação no trabalho sobre o desempenho do funcionário"; e a Prova do tipo C teve a redação sobre "Os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil". Para o cargo de Agente Comercial - área de TI, o tema da redação envolveu "Efeitos negativos da pandemia no futuro da educação no Brasil"

No Edital 2021, assim como nos editais anteriores do BB, há reserva de 5% das vagas às Pessoas com Deficiência, além de 20% das vagas para cumprimento da cota para Pessoa Preta ou Parda. Estes deverão comprovar a condição quando convocados nas próximas etapas.

Gabaritos e resultados

A prova objetiva teve 70 questões de múltipla escolha - 25 delas de conhecimentos básicos e 45 questões de conhecimentos específicos. Todas as provas aplicadas e os gabaritos de cada uma podem ser consultados pelo site da Cesgranrio.

O prazo para recursos vai até o fim desta terça-feira, 28 de setembro, por formulário no site da Cesgranrio.

Os índices necessários para aprovação na etapa objetiva e de redação podem ser conferidos na página 11 do edital BB 2021.

Nota de corte

Muitos candidatos estão querendo saber agora qual será a nota de corte dos aprovados no concurso. Como o concurso foi o maior do país não há um parâmetro de comparação a outras seleções como nota base para saber se o candidato ficou ou não dentro do número de vagas.

Além disso, a nota de corte é muito particular e baseada em termos subjetivos, como nível de dificuldade das provas, além do desempenho geral dos candidatos, o que muda a cada ano.

A Cesgranrio vai divulgar os resultados do concurso com as notas dos candidatos no dia 04 de novembro.

O presidente do BB, Fausto Ribeiro, esteve presente em um dos locais de prova do concurso. Ele destacou as medidas de segurança sanitária adotadas no certame: "Tomamos todos os cuidados necessários por conta da pandemia, com espaçamento entre os candidatos, com álcool em gel e com a exigência de utilização de máscara, para que a nossa sociedade possa estar protegida. A procura pelo concurso demonstra a força da marca Banco do Brasil. Os novos funcionários irão se somar à força de trabalho na rede de agencias para aprimorar a experiência dos nossos clientes", frisou.

Os candidatos serão convocados para contratação, observando-se as necessidades do Banco do Brasil, a classificação obtida na Microrregião/Macrorregião/UF, e o prazo de validade que será de um ano, a contar da data de publicação da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogada, uma única vez, por igual período.

Veja as demais datas previstas das próximas fases do concurso BB:

  • Prazo de recursos para questões e gabaritos - 27 e 28/09/2021;
  • Prazo para acerto cadastral (nome, identidade, data de nascimento e endereço), se necessário -
    29 e 30/09/2021;
  • Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta - 26/10/2021
  • Divulgação dos resultados das provas objetivas e das notas preliminares de Redação - 04/11/2021
  • Vista da prova de Redação e pedido de revisão das notas para candidatos que obtiverem nota inferior a 70 - dias 04 e 05/11/2021
  • Resultado dos pedidos de revisão de notas de Redação e convocação dos(as) candidatos(as) que se autodeclararem pretos(as) ou pardos(as) - 12/11/2021
  • Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) concorrentes às vagas reservadas para pessoas pretas ou pardas - 16 a 22/11/2021
  • Resultado da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) concorrentes às vagas reservadas para pessoas pretas ou pardas - 02/12/2021 / Interposição de eventuais recursos quanto ao resultado da avaliação - 02 e 03/12/2021
  • Previsão de divulgação dos resultados finais - 21/12/2021

Em acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Banco não fará mais concursos apenas para formação de cadastro de reserva, como era comum no órgão. O cadastro reserva não será abandonado, mas haverá definição das vagas imediatas que serão, obrigatoriamente, preenchidas.

O Banco do Brasil é atualmente a maior instituição financeira da América Latina e tem por volta de 100 mil funcionários em todo o país.