Desde quarta-feira, dia 28 de abril de 2021, o site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) apresenta problemas, após ataque de hackers. Segundo informações, sistemas de e-mail da Corte ficaram sem funcionar e os processos eletrônicos ficaram inacessíveis: promotores de justiça, magistrados, técnicos, analistas e advogados estão sem acesso aos processos. Em decorrência do ataque, o próprio Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) publicou a Resolução 003/2021-P, que suspende os prazos processuais e administrativos.

Em nota oficial, emitida no dia 04 de maio de 2021, o Poder Judiciário gaúcho confirmou o ataque cibernético e informou ainda que o problema ocorreu internamente. Na mesma nota, o TJ/RS orientou os usuários do site a acompanhar o site do TJ, onde serão disponibilizadas informações constantemente atualizadas sobre os avanços obtidos no trabalho que está sendo realizado, com total transparência e de forma ampla e equânime para instituições, entidades e sociedade em geral.

Em entrevista, o Desembargador Dr. Antônio Vinicius Silveira, do Conselho de Comunicação do TJ-RS afirmou:

"A questão é muito grave. Nós nunca enfrentamos esse tipo de problema, nessa dimensão. Os sistemas foram invadidos e arquivos corrompidos e nós estamos ainda sob ataque, permanecemos sob ataque. Não temos segurança ainda para dizer quando podemos retomar a operação dos sistemas de forma normal"

Embora sejam divulgadas poucas informações oficiais sobre o ataque, alguns sites informam que, a partir de conversas realizadas com funcionários do TJ/RS, o ataque teria sido causado por um ransomware, que é um programa que criptografa e bloqueia os arquivos, impedindo sua utilização.

Ainda, circulam informações de que os criminosos estariam exigindo o valor de U$$ 5 milhões para liberar os documentos do Poder Judiciário e não divulgar dados. O Poder Judiciário gaúcho, entretanto, foi enfático ao afirmar que não há nenhum pedido de resgate para a normalização do sistema.

Último concurso para a área de TI

O último concurso para o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) na área de TI ocorreu no ano de 2014. Na oportunidade foram ofertadas vagas para o cargo de Técnico em Informática e Analista Judiciário - Engenharia Civil. Promovido pela banca FAURGS, a remuneração inicial para o cargo de Técnico em Informática foi de R$ 4.712,55.

Embora tenha contratado o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), em 2020, para um novo concurso para os cargos de Desenhista, Analista Judiciário - Engenharia Civil e Técnico em Informática, o contrato encontra-se suspenso, em virtude de publicação no Diário Oficial de Justiça de 26 de abril de 2021. Veja abaixo a publicação:

Suspensão temporária de contrato com banca organizadora
Suspensão temporária de contrato com banca organizadora