Algumas regras para o Teste de Aptidão Física, o famoso TAF em concursos, poderão mudar em breve. Uma proposta em discussão na Câmara dos Deputados (Projeto de Lei 109/24) tem como objetivo definir normas para a realização destes Testes Físicos públicos. O projeto é de autoria do deputado Julio Cesar Ribeiro.

O texto exige que os candidatos selecionados para o TAF passem por uma avaliação médica prévia. O objetivo é averiguar o risco que o testes pode representar para a saúde do candidato. Vários casos de pessoas que tiveram mal súbito durantes os testes já são conhecidos. Ainda, o texto quer proibir testes físicos entre o horário das 10h e 16h, a menos que sejam realizados em ambiente coberto e climatizado.

Confira o PL 109/24

Casos de emergência

O projeto estabelece ainda a existência de uma equipe treinada em primeiros socorros para atendimento a emergências médicas durante o TAF.

"O projeto visa desenvolver diretrizes claras e abrangentes para a realização de testes de aptidão física em competições públicas, com o objetivo principal de garantir segurança, transparência e equidade no processo de avaliação", disse o autor do projeto.

Em sua justificativa, o deputado citou a morte de uma jovem de 27 anos, em janeiro de 2024, após fazer o TAF para ingressar na Polícia Militar do Distrito Federal.

O texto encontra-se atualmente em analise pelas comissões de Saúde; de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania - Acompanhe o andamento da proposta