Na última terça-feira, dia 12 de março, o Governo Federal anunciou o lançamento de 100 novos IF's, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A notícia foi recebida com certo entusiasmo, afinal, representava a promessa de mais oportunidades educacionais e o potencial para um avanço no acesso à educação de qualidade em todo o país. No entanto, por trás dessa aparente comemoração, surgiu um descontentamento entre os servidores técnicos administrativos que já atuam nas instituições.

Acompanhado pelo ministro da Educação, o presidente lançou o novo plano de expansão da Rede Federal de Educação, visando gerar 140 mil novas vagas. No entanto, para muitos técnicos administrativos, a falta de reconhecimento e valorização por parte do governo é evidente.

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) expressou sua preocupação com a ausência de menção à ampliação do quadro de servidores e à valorização dos que já atuam na Rede.

"Diante do novo plano de expansão, o SINASEFE ressalta que as unidades já existentes de IF's funcionam, em sua maioria, com graves contradições, limitações de infraestrutura física, problemas crônicos e numerosos paradoxos", afirmou o sindicato.

Desvalorização dos Servidores

Uma das principais preocupações está relacionada à desvalorização dos servidores da Rede Federal que tentam há vários anos um novo plano de carreira dos TAE. Tanto os docentes quanto os técnicos administrativos acumulam perdas salariais significativas, com mais de 40% de inflação entre setembro de 2016 e dezembro de 2023, de acordo com o IPCA/IBGE. Além disso, os técnicos administrativos se encontram em uma situação alarmante, sendo a maior carreira do executivo federal e também uma das mais mal remuneradas.

Em meio a essas preocupações, o SINASEFE tem debatido amplamente a expansão da Rede e suas implicações. Em eventos como o GT de Políticas Educacionais e Culturais e o 35º CONSINASEFE, questões como a situação das áreas de fronteira e periferias das capitais têm sido levantadas, visando garantir o acesso à educação de qualidade para todos.

Greve dos TAE

A valorização dos servidores é uma pauta central para o SINASEFE. Enquanto reconhecem a importância da expansão da Rede Federal, eles destacam a necessidade de valorizar aqueles que estão na linha de frente, construindo diariamente uma política educacional de sucesso.

Atualmente, em estado de greve desde sua 186ª reunião, o SINASEFE continuará a debater essas questões no próximo final de semana, durante a 187ª PLENA que ocorre em Brasília-DF na semana de 18 de março.

Por enquanto o governo sinalizou apenas que vai reajustar os auxílios dos servidores públicos federais, incluindo os técnicos administrativos. O auxílio alimentação, hoje de R$ 658,00 deve passar para R$ 1.000,00 a partir de maio.