Uma das estações mais esperadas pelos brasileiros começa hoje. Nesta quarta-feira (21), inicia o verão 2023 no Hemisfério Sul, especificamente a partir das 18h48 (horário de Brasília) e que segue até às 18h24 do dia 20 de março.

A entrada da nova estação herda da primavera a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), a qual deve continuar ativa e fazendo com que ocorram fortes tempestades atípicas com rajadas de vento de 50 a 70 km/h, em média, no centro-norte do Brasil.

Segundo o INMET, as chuvas fortes provocadas pela ZCAS podem atingir os estados do Espírito Santo, centro-norte e litoral sul do Rio de Janeiro, além de parte de Minas Gerais, de Goiás, do Mato Grosso, do Pará e do Amazonas.

Já as capitais que estão na rota dos temporais são Vitória, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Cuiabá e Manaus. O ZCAS deve terminar no fim de semana, dia 24.

Já um Vcan (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis) da atmosfera se aproxima do Nordeste e aumenta as condições para que ocorra mais chuva.

Já no Sul do Brasil, uma massa de ar seco se espalha pela região, avançando sobre o centro-sul de Mato Grosso do Sul e pelo oeste de São Paulo.

Previsão do tempo para 21 de dezembro

Veja abaixo a previsão do tempo por região para este início do verão:

Região Sul: o ar seco fica predominante sobre o sul, fazendo com que grande parte destas áreas termine a primavera com sol. No litoral do Paraná o tempo ainda fica chuvoso, com atenção para chuva moderada frequente. Cuidados para a região do centro-leste Santa Catarina, onde estão o Vale do Itajaí e todo litoral, pois há muita nebulosidade e chuva.

Região Sudeste: muita nebulosidade e chuva em quase toda a região Sudeste. No litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo, o dia permanece chuvoso. Já na capital paulista, o sol permanece entre nuvens, com condições de chuvas fracas. Nas demais áreas do Sudeste, o sol aparece entre nuvens, podendo chover a qualquer momento.

Região Centro-Oeste: em Mato Grosso e grande parte de Goiás, as áreas de instabilidade de uma zona de convergência do Atlântico Sul podem provocar muita nebulosidade e pancadas de chuva. Em Mato Grosso do Sul, o sol deve aparecer forte e com algumas pancadas de chuva no centro e norte do estado.

Região Nordeste: sol para toda a região Nordeste nesta quarta-feira. No Maranhão, Piauí e no centro-oeste da Bahia podem ocorrer pancadas de chuva. Já no nordeste da Bahia, incluindo a região de Salvador, em Alagoas, Sergipe e no leste de Pernambuco o tempo fica firme.

Região Norte: áreas de estabilidade da zona de convergência do Atlântico Sul ainda prevalecem no Norte, podendo haver pancadas de chuva com raios. As pancadas de chuva devem acontecer a partir da tarde no oeste do Amazonas e em Roraima.

Tendência da estação para os próximos dias

Está se formando uma área de baixa pressão atmosférica no mar, perto do litoral carioca e do Espírito Santo, contribuindo para a formação de instabilidade nesta quarta-feira (21) com a chegada do verão.

Na próxima quinta-feira, 22, a continuará tendo formação de nuvens muito carregadas na região do Espírito Santo, na porção norte e no leste de Minas Gerais, sobre o oeste e o sul da Bahia, no sul do Tocantins e no centro-norte de Mato Grosso devido ao efeito ZCAS.

Na sexta-feira (23), entre o norte de Minas Gerais, na Bahia e no Tocantins deve chover forte, porém a ZCAS deve começar a reduzir, fazendo com que no sábado 24, véspera de natal, o efeito seja anulado.