Há um ditado popular brasileiro que diz que o ano só começa, efetivamente, após o Carnaval. Isso talvez se deva em função dos períodos de férias de grande parte da população, que muitas vezes são emendadas com os feriadões de Carnaval. Também se deve ao próprio clima de verão, que até meados de março é mais convidativo a estar na rua, a curtir uma praia, uma piscina, e relaxar, porque o calor dá aquela preguiça, né? Qualquer situação vira desculpa para procrastinar nessa época do ano. Mas não importa quais são as razões, a verdade é que o Carnaval chegou e passou e agora é hora de começar o ano de verdade.

Se você já tinha o hábito de estudar diariamente e já tinha um cronograma estabelecido, mesmo que mais leve durante o verão, o estrago e o tempo perdido não foram tão grandes. No entanto, se na sua promessa de Ano Novo você disse que estudaria para concursos em 2019, mas ainda não começou, não há tempo a perder. Você já se deu conta de que um quarto do ano já está quase terminando? Mas isso também não é motivo para desespero. O segredo é ter foco e ser organizado.

Concursos abertos - veja a lista completa

Foco, força e fé

Agora é aquela hora em que o estudante que procrastinou deve se sentar em um local de estudos e, antes de mais nada escolher o ou os concursos para os quais pretende estudar. É importante saber quais são suas metas e objetivos profissionais e a partir deles, verificar quais áreas de interesse que têm previsão de publicação de edital num futuro mais ou menos próximo. Se não há uma previsão mas você tem grande interesse em uma determinada carreira, não há problema, aliás, é justamente o contrário, pois quanto mais cedo iniciar o estudo, mais chances de sucesso terá.

Outro passo importante é verificar os conteúdos que deverão ser estudados para o órgão ou cargo de interesse. Isso pode ser feito através de editais de concursos anteriores daquele órgão, e se já há a banca organizadora definida, também por provas aplicadas anteriormente por essa empresa. Nesse processo de conhecer o conteúdo a ser estudado, é interessante identificar em quais você tem mais facilidade e dificuldade.

Ainda sobre o conteúdo, também é bacana observar quais são os seus concursos de preferência e quais são os conteúdos que podem ser exigidos para cada um deles. Há concursos de áreas semelhantes em que as exigências são parecidas também. Vale se organizar para estudar conteúdos em comum a eles. Assim, você pode aproveitar o estudo para fazer mais uma prova e consequentemente, aumentar suas chances de passar no certame e ser chamado para assumir um cargo público.

Trabalho duro

Em seguida, é chegada a hora de organizar um cronograma de estudos. Alguns trabalham em períodos do dia e precisam conciliar essa rotina com a de estudos. Outros possuem mais tempo livre e podem estabelecer rotinas de estudo maiores. O importante, no entanto, é a organização. É dedicar um tempo a cada um dos conteúdos, privilegiando aqueles em que há uma dificuldade maior, e também dedicar um tempo às revisões, à realização de simulados, etc. Não se pode esquecer, no entanto, que o corpo e a mente humana possui limitações que são maiores ou menores e que isso precisa ser respeitado. Uma rotina intensa demais pode resultar em pouca absorção dos conhecimentos, problemas de saúde, entre outros. É importante reservar algum tempo para se alimentar e dormir e também para o lazer e os exercícios.

Tudo isso parece um pouco impossível para algumas pessoas que já tem uma agenda apertada. Mas não é. Não é quando se tem foco verdadeiramente. É importante que o cronograma seja montado e seja seguido à risca. No artigo Estudar antes do edital: porque é importante e como devo fazê-lo, publicado anteriormente aqui no Ache Concursos, há um modelo de cronograma que pode ser utilizado. Ele também mostra como começar os estudos, mesmo sem saber ao certo qual será o Conteúdo Programático apontado pelo edital.

Leia ainda: Técnicas valiosas de estudo para concursos

Não se sabote

Trabalhe o seu psicológico também. Tenha em mente que esse será um período intenso, que os estudos muitas vezes serão cansativos, e que em muitos momentos você pensará em desistir ou não cumprir o cronograma daquele dia, acumulando para o dia seguinte. Mas tenha em mente também que tudo isso valerá a pena depois que você obtiver o tão sonhado bom resultado em um certame disputado. Portanto, evite ao máximo sabotar o seu horário de estudo.

Também evite excessos naqueles momentos que você dedicar ao lazer. Uma cervejinha com os amigos e a família, para descontrair e relaxar, ou um vinho numa noite mais fria, caem bem, é claro. Mas tomar um porre a cada oportunidade, ou comer alimentos excessivamente gordurosos que podem prejudicar sua digestão, pode atrapalhar seu cronograma posterior. Se você ficar doente, dificilmente vai conseguir estudar e se o fizer, não será com qualidade. Deixar de dormir bem também não ajuda em nada, porque sua concentração no dia seguinte será praticamente nula.

Dito isso, deixo ainda o link para outras dicas importantes de estudo que podem ser encontradas na seção de Artigos do Ache Concursos. Lá você também encontra textos sobre exercícios físicos, alimentação e sono, além de dicas de redação, informações sobre as bancas organizadoras de maior destaque, e até mesmo um glossário de editais, que pode te ajudar se você está chegando agora nesse universo de processos seletivos.

Então, foco, organização, bons estudos e boa prova!