Questões filtradas por: cargo de programador visual

Quer testar seus conhecimentos de maneira rápida, fácil e eficiente? Responda aqui milhares de questões grátis de concursos anteriores. Você pode filtrar as questões por cargo, órgão, matéria e banca de acordo com o seu objetivo. Prepare-se para os concursos públicos.

001
Matéria: Raciocínio Lógico
Órgão: UFAL
Ano: 2014

Considere o seguinte argumento:

Se Diana nada espera da vida, então ela não será decepcionada.
Diana nada espera da vida. Logo, Diana não será decepcionada.

Qual o nome da regra de inferência aplicada?

002
Matéria: Sistema Operacional e Software
Órgão: Colégio Pedro II
Ano: 2013

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. Software _________ ou ___________ é aquele cuja cópia, redistribuição ou modifcação é em alguma medida _________ pelo seu criador ou distribuidor.

003
Matéria: Não definido
Órgão: Colégio Pedro II
Ano: 2013

Relacione cada conceito da Produção Gráfca à sua respectiva descrição e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Benday.
2. Cabeça.
3. Calhau.
4. Gamut.
5. Grayscale.

( ) Parte superior da página na qual deve haver algum texto.
( ) Emprego do meio-tom em fundos de um trabalho gráfco, para criar efeito de uniformidade de cor.
( ) Imagem fotográfca reproduzida em tons de cinza, usando o preto e o branco.
( ) Material (publicitário ou editorial) utilizado para remediar falhas de diagramação ou eventuais. lacunas surgidas ao fechar a edição de um periódico.
( ) Escala máxima de cores que um sistema de reprodução de imagens pode exibir ou imprimir.


004
Matéria: Não definido
Órgão: UNIPAMPA
Ano: 2013

A escolha do papel é fundamental para o sucesso de um leiaute impresso.Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.


Gramatura, que é o peso do papel expresso em gramas, representa o peso de um metro quadrado de determinado papel.

005
Matéria: Não definido
Órgão: UNIPAMPA
Ano: 2013

Imagem 001.jpgA tipografia sempre foi o principal elemento da página impressa. Atualmente, sob o peso crescente de uma saturação visual e consequente ênfase em relação aos conceitos verbais, a tipografia atinge o seu ponto de mais alta prioridade no mundo do design. Julgue os itens seguintes, relativos a esse assunto.


A imagem acima ilustra dois exemplos das letras hgx: o da esquerda faz uso de caixa-alta e caixa-baixa; e o da direita, de versaletes.

006
Matéria: Não definido
Órgão: UNIPAMPA
Ano: 2013

Considerando os padrões de cores utilizados para impressão,julgue os itens que se seguem.


Ao se utilizarem as cores CMYK, é recomendável compor a cor desejada mediante a combinação de duas (ou no máximo três) das quatro cores possíveis, para evitar problemas de registro durante a impressão.

007
Matéria: Não definido
Órgão: UNIPAMPA
Ano: 2013

Considerando que a aplicação prática do projeto de design de uma publicação denominada diagramação,julgue os itens que se seguem.


Uma composição assimétrica cria dinamismo e tensão ao fazer uso de designs, cores e espaços contrastantes, sem abrir mão do uso do eixo central.

008
Matéria: Não definido
Órgão: IF-PI
Ano: 2012

O software mais utilizado para criar animações vetoriais, com arquivos de tamanhos reduzidos, para websites é o:

009
Matéria: Não definido
Órgão: FUB
Ano: 2009

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

No que se refere ao design, a questão funcional é mais relevante que a estética.

010
Matéria: Não definido
Órgão: FUB
Ano: 2009

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

O design gráfico e a programação visual são atividades semelhantes, mas não exatamente iguais.