Cerca de 16 mil candidatos concorreram a uma das 238 vagas do concurso público realizado pela Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (AMAZUL), destinadas aos cargos de Técnico, Analista e Especialista em Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear. Os selecionados irão atuar nos processos do Programa Nuclear Brasileiro - PNB, Programa Nuclear da Marinha do Brasil - PNM e Programa de Desenvolvimento de Submarinos - PROSUB. As oportunidades direcionam-se a níveis médio, técnico e superior, com salários entre R$ 2.408,00 e R$ 6.110,00, para lotação em São Paulo-SP e no Rio de Janeiro-RJ, de acordo com as necessidades da empresa.

A prova objetiva, que compõe um dos métodos de avaliação do certame, foi aplicada no último domingo, 22 de fevereiro, nas cidades de São Paulo e Sorocaba, no Estado de São Paulo, e no Rio de Janeiro-RJ. Os exames tiveram duração de 5 horas para os cargos de Analistas e Especialistas e de 4 horas para os cargos de Técnico. O processo seletivo ainda terá prova prática para a função de Operador de Processos I e avaliação de títulos para os cargos que exigem nível superior. Confira o edital de abertura.

O gabarito da prova será divulgado ainda hoje, terça-feira, 24 de fevereiro, pelo site da CETRO Concursos, organizadora do concurso, e poderão ser visualizados também no site Gabaritos Concursos, que acompanha os resultados e traz um ranking com uma pré-classificação dos participantes. O resultado provisório das provas será divulgado no dia 11 de março de 2015, também no site da CETRO.

Os candidatos que prestaram as provas tiveram como conteúdo programático as disciplinas de Língua portuguesa (5 questões), matemática e raciocínio lógico (5) e inglês básico (10), exceto para os cargos de Operador de Processos I e Técnico Eletrotécnica e de Radioproteção. As provas de conhecimentos específicos, com conteúdos de acordo com a área dos cargos pretendidos, somaram 40 questões para os cargos de Analista, 50 questões para os cargos de Especialista e 30 questões para os cargos de Técnico.

Concursos abrem 1,3 mil vagas neste início de semana

Para os candidatos que desejarem interpor recurso quanto à divulgação do gabarito, deverão acessar o site da CETRO e seguir as instruções ali contidas. Os recursos poderão ser interpostos no prazo máximo de 2 dias úteis após a divulgação dos resultados.

O concurso público inscreveu dos dias 26 de dezembro de 2014 a 27 de janeiro de 2015 e teve cerca de 16 mil candidatos inscritos.

Confira também: IBAM divulga gabarito do Concurso de Cubatão-SP até dia 24

As oportunidades para ensino médio e técnico são nas funções de Operador de Processos I, Técnico de Radioproteção e Técnico Eletrotécnica. Quem possui nível superior completo, as vagas são para Analista em cargos de Advogado, Analista Administrativo Comércio Exterior, Analista Administrativo, Jornalista, Analista de Desenvolvimento de Sistemas/Tecnólogo, Analista de Recursos Humanos, Analista de Sistemas - ERP (BENNER), Assistente Social, Auditor, Contador, Cirurgião Dentista, Enfermeiro do Trabalho, Médico do Trabalho, Psicologia, Tecnólogo em Logística e Nutricionista; e Especialista nos cargos de Arquiteto, Ecólogo, Engenheiro de Materiais, Engenheiro Ambiental/Tecnólogo, Engenheiro Civil/Tecnólogo, Engenheiro de Automação e Controle/Tecnólogo, Engenheiro de Controle Qualidade, Engenheiro de Energia, Engenheiro de Produção/ Tecnólogo, Engenheiro de Segurança Trabalho, Engenheiro de Aplicativos em Computadores, Engenheiro de Telecomunicações, Engenheiro de Tempos e Movimentos, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Eletrônico, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Mecatrônico/Tecnólogo, Engenheiro Metalurgista/ Tecnólogo, Engenheiro Naval, Engenheiro Nuclear, Engenheiro Mecânico Nuclear, Engenheiro Químico, Físico, Matemático, Meteorologista, Químico e Tecnólogo em Fabricação Mecânica.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período, a contar da data de homologação do certame, a critério da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa.

A Amazônia Azul Tecnologias de Defesa é uma empresa estatal federal criada a partir de uma divisão da EMGEPRON em 2013 e ligada a Marinha do Brasil. Ela é responsável por atividades do Programa Nuclear da Marinha - PNM, Programa Nuclear Brasileiro - PNB, construção e manutenção de submarinos e busca promover o desenvolvimento da indústria militar naval brasileira.