O Governo Federal divulgou nesta quarta-feira, 24 de abril, a relação de novas cidades que terão o pagamento do Bolsa Família de maio antecipado. Os valores serão depositados em parcela única no primeiro dia do calendário de maio, especificamente em 17 de maio. A Caixa Econômica Federal anunciou que cerca de 20,88 milhões de pessoas em todo o país serão beneficiadas pelo programa.

O novo cronograma de pagamento do Bolsa Família para maio de 2024 segue o modelo anterior, iniciando em 17 de maio e encerrando em 30 de maio. Para as áreas sob situação de emergência, o acesso ao Bolsa Família será unificado no primeiro dia de liberação, abrangendo mais de 1 milhão de beneficiários, uma medida já adotada em abril para moradores de 178 cidades.

Entretanto, as famílias inscritas no Vale-Gás enfrentarão uma redução no valor do Bolsa Família em maio, pois o montante regular de R$ 102, pago a cada dois meses, foi repassado em abril e estará disponível novamente somente em junho.

Bolsa Família antecipado em Maio: novas cidades

Serão 20 municípios contemplados com a antecipação do Bolsa Família em maio, distribuídos pelos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Confira a lista completa:

  • AL: Olivença
  • BA: Adustina, Aracatu
  • GO: Posse
  • MG: Augusto de Lima, Barbacena
  • PB: Cacimba de Dentro, Carrapateira, Curral Velho
  • PE: Gravatá, Iguaracy, Sertânia
  • PR: Guaratuba
  • RN: Angicos
  • RS: Arroio Grande, Derrubadas, Pinheirinho do Vale, Rolador
  • SP: Mongaguá

Veja a Portaria nº 1.249

O calendário de pagamentos em maio seguirá a ordem do último dígito do Número de Identificação Social (NIS), com depósitos de segunda a sexta-feira. Uma mudança é que, para famílias cujo depósito é agendado para segunda-feira, o pagamento será disponibilizado na conta já no sábado anterior.

Consulta de aprovação do Bolsa Família

Os beneficiários podem verificar se foram aprovados para receber o benefício consultando o CPF diretamente no aplicativo do Bolsa Família ou no Caixa Tem. Para mais informações, é possível entrar em contato com a Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania pelo número 121 ou pelo aplicativo CadÚnico.

Atenção às famílias bloqueadas ou canceladas

Do total de famílias atendidas pelo programa, cerca de 19,9 milhões receberão os benefícios em maio. No entanto, mais de 1,1 milhão de famílias tiveram seus benefícios bloqueados, suspensos ou cancelados devido a irregularidades cadastrais ou descumprimento de condicionalidades. As famílias afetadas têm a oportunidade de regularizar sua situação para voltar a receber o benefício, seguindo as diretrizes do programa.

Para mais informações sobre o Bolsa Família e atualizações sobre os pagamentos, os beneficiários devem procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de sua residência.