Ocorrem no próximo domingo as provas do concurso aberto no Banco do Brasil destinado a formação de cadastro reserva para 2.499 postos de nível inicial da Carreira Administrativa do Banco para lotação nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. A seleção externa para o cargo de Escriturário recebeu mais de 535 mil inscrições, aptos a realizarem as provas do próximo domingo, 15 de março. Os locais de prova foram divulgados pela organizadora do certame - Cesgranrio - hoje pela manhã, e podem ser conferidos através de consulta individual através do número de CPF do candidato.

As avaliações do certame acontecerão mediante aplicação de prova objetiva constituída de 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 questões de conhecimentos básicos, sobre disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático, atualidades do mercado financeiro; e 45 questões de conhecimentos específicos, requerendo conhecimentos em cultura organizacional, técnicas de vendas, atendimento, domínio produtivo da informática, conhecimentos bancários e língua inglesa. A prova possui caráter eliminatório e classificatório. Instituída há pouco tempo nos concursos do banco, a prova de redação também ocorrerá nesta seleção. Veja o edital do concurso.

As provas objetivas e de redação serão realizadas nas cidades de Rio Branco-AC, Cruzeiro do Sul-AC, Epitaciolândia-AC, Macapá-AP, Manaus-AM, Parintins-AM, Maracanaú-CE, Itapipoca-CE, Sobral-CE, Quixadá-CE, Russas-CE, Crateús-CE, Juazeiro do Norte-CE, Fortaleza-CE, São Luís-MA, Pinheiro-MA, Bacabal-MA, Imperatriz-MA, Balsas-MA, Presidente Dutra-MA, Caxias-MA, Chapadinha-MA, Cuiabá-MT, Cáceres-MT, Barra do Garças-MT, Rondonópolis-MT, Confresa-MT, Alta Floresta-MT, Tangará da Serra-MT, Juína-MT, Sinop-MT,João Pessoa-PB, Campina Grande-PB, Patos-PB, Sousa-PB, Curitiba-PR, Campo Largo-PR, Paranaguá-PR, Rio Negro-PR, Guarapuava-PR, Pato Branco-PR, Ponta Grossa-PR, Cascavel-PR, Foz do Iguaçu-PR, Campo Mourão-PR, Umuarama-PR, Maringá-PR, Paranavaí-PR, Londrina-PR, Jacarezinho-PE, Recife-PE, Jaboatão dos Guararapes-PE, Olinda-PE, Palmares-PE, Vitória de Santo Antão-PE, Timbaúba-PE, Caruaru-PE, Garanhuns-PE, Serra Talhada-PE, Petrolina-PE, Parnaíba-PI, Teresina-PI, Pocos-PI, Floriano-PI, Natal-RN, Mossoró-RN, Porto Velho-RO, Ji-Paraná-RO, Cocal-RO, Vilhena-RO, Boa Vista-RR, Rorainópolis-RR, Joinville-SC, Mafra-SC, Lages-SC, Caçador-SC, Joaçaba-SC, Chapecó-SC, São Miguel Do Oeste-SC, Rio do Sul-SC, Aracaju-SE, Estância-SE, Nossa Senhora da Glória-SE, Itabaiana-SE, Lagarto-SE e Capela-SE. Os locais de prova em cada cidade constam no site www.cesgranrio.org.br.

O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado no dia 16 de março e o gabarito definitivo no dia 09 de abril de 2015.

A função de Escriturário exige certificado de conclusão de nível médio e tem salário inicial de R$ 2.227,26 por jornada de trabalho semanal de 30 horas, mais vantagens como possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros ou resultados, vale-transporte, auxílio-creche, ajuda alimentação/refeição, auxílio a filho com deficiência, plano odontológico, assistência médica (plano de saúde) e previdência privada.

Do total das vagas, o edital ainda reserva 5% para os candidatos portadores de deficiência e 20% para os candidatos afrodescendentes ou pardos.

Em comparação com o concurso anterior para a mesma região, foram 58% a mais de participantes nessa nova seleção. Segundo informações do banco, jovens solteiros com até 25 anos de idade são 51% dos inscritos. Apesar de o concurso ser para nível médio de escolaridade, foi observado que a grande maioria (66%) já está cursando ou concluiu o nível superior de escolaridade, inclusive com especialização, mestrado e doutorado. Além disso, 33% dos inscritos informaram possuir domínio de outro idioma. A maioria, 61% dos inscritos, já está empregada.

Veja os concursos previstos no mês de abril

O Banco do Brasil é atualmente a maior instituição financeira da América Latina e tem mais de 100 mil funcionários em todo país.

O prazo de validade do concurso público será de um ano a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério exclusivo do Banco do Brasil.