Saem nesta terça-feira (16) os gabaritos preliminares das provas objetivas do concurso público realizado pelaa Secretaria de Defesa Social e Segurança Penitenciária de Tocantins (SDS-TO). A seleção teve provas aplicadas no último domingo em diversas cidades do estado para selecionar 1.217 candidatos de ensino médio/técnico e superior para lotação no quadro geral de servidores da Secretaria. Foram 42.828 inscritos no certame com maior número de candidatos concorrentes ao cargo de Técnico em Defesa Social Masculino, onde foram 15.047 inscrições homologadas, seguido do cargo de Técnico em Defesa Social Feminino com 9.317 inscritos e Motorista com 4.718 interessados.

As provas objetivas foram aplicadas nas cidades de Araguaína/TO, Tocantinópolis/TO, Dianópolis/TO, Paraíso/TO, Gurupi/TO e Palmas/TO, e somavam 65 questões de múltipla escolha sobre conteúdos de português, atualidades, ética, legislação, informática, direitos humanos e conhecimentos específicos. Será eliminado do concurso o candidato que não obtiver, no mínimo, 50% dos pontos no total da Prova Objetiva e/ou nota 0 em qualquer uma das disciplinas. Os gabaritos preliminares sairão nesta terça-feira (16) e poderão ser visualizados no site da FUNCAB, organizadora do concurso, como também no portal Gabaritos Concursos, que acompanha as atualizações da organizadora.

Os candidatos que desejarem interpor recursos contra os gabaritos preliminares terão prazo de 2 dias úteis para fazê-lo. Haverá ainda etapa de teste físico aos candidatos aprovados nos cargos de Técnico em Defesa Social e Técnico Socioeducador. Veja o edital.

O Governo do Estado do Tocantins abriu o concurso em outubro deste ano para preencher 1.217 vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior para lotação na Secretaria de Defesa Social e Segurança Penitenciária. Os salários dos admitidos vão de R$ 2.326,82 a R$ 3.656,43. A validade da seleção será de dois anos, a contar da data da publicação de homologação do resultado final, podendo ser prorrogada, uma vez, por igual período.