Até a próxima semana será divulgado o edital de abertura do concurso público do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A portaria de autorização do concurso foi publicada em novembro de 2014 e estipula prazo de 6 meses para lançamento do edital. Veja a Portaria 435 que autoriza a seleção.

De acordo com o órgão, serão abertas 242 vagas em 5 cargos distintos que se encontram vagos no órgão, para lotação no Distrito Federal, sede do INMET. Há possibilidade de serem ofertadas, também, vagas nos Distritos Meteorológicos do INMET do Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Belém, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Cuiabá e Goiânia, a serem definidos até o lançamento do edital.

Candidatos com formação em nível médio poderão concorrer às vagas de Assistente (38) e Técnico (74); e de nível superior aos cargos de Analista em Ciência e Tecnologia (44 vagas), Pesquisador (34 vagas) e Tecnologista (52 vagas).

As oportunidades são ligadas ao Plano de Carreiras para a Área de Ciência e Tecnologia, do quadro de pessoal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O provimento das vagas estará condicionado à existência das vagas quando da nomeação; a prévia adequação orçamentaria financeira e adequação a LOA e LDO; e a substituição de todos os serviços terceirizados no INMET.

A responsabilidade pela realização do concurso público agora está a cargo do Secretário-Executivo do MAPA, a quem caberá baixar as respectivas normas e publicar editais.

A última seleção no INMET ocorreu em 2005, quando foram ofertadas 28 vagas para preenchimento imediato e 57 para cadastro reserva em cargos de Administrador e Meteorologista. Ambos os cargos exigiam nível superior e ofereciam remuneração de R$ 1.340,27 mensais por 40h semanais, além de gratificações (GDATA, GAE) e Vantagem Individual para o segundo cargo.

Os aprovados foram lotados nas capitais dos estados de SP, RJ, AM, MT, DF, MG, BA e DF, e candidatos foram avaliados apenas por provas escritas objetivas e de redação aplicadas pela Organizadora Cetro Concursos.