Nesta sexta-feira, 27 de março, foi divulgado através do Diário Oficial da União, edital de abertura do concurso público da Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão representante da Autoridade Marítima da Marinha Mercante do Brasil, destinado ao provimento de 80 vagas para Admissão aos Cursos de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas (ASOM) e de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica (ASON) na Marinha.

Os candidatos aprovados e convocados serão alocados nas cidades do Rio de Janeiro-RJ e Belém-PA, locais do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), que coordena e executa o Processo Seletivo.

Para ingresso no curso de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas (ASOM) o candidato dever ter curso superior de Bacharelado em alguma das seguintes áreas: Engenharia Naval, Mecânica, de Petróleo, Industrial Mecânica, Produção, Mecatrônica, Metalúrgica, de Energia, Elétrica, Eletrotécnica, Eletrônica, Automação ou Automação e Controle; ou Tecnólogo de Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial, Construção Naval, Manutenção de Sistemas de Máquinas e Equipamentos, Manutenção Industrial, Mecânica, Mecânica Industrial, Fabricação Mecânica, Processos de Produção, Metalurgia e Materiais, Automação Industrial ou Mecatrônica.

Já para ingresso no Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica (ASON), exigência é de curso de Bacharelado em qualquer Engenharia, Ciências Náuticas, Astronomia, Oceanografia, Meteorologia, Matemática, Física, Química, Química Industrial, Química do Petróleo, Estatística, Economia, Administração, Administração Industrial ou Informática; ou Tecnólogo de Sistemas de Navegação, Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial, Sistemas de Telecomunicações, Construção Naval ou Naval.

Veja também: Concurso Marinha 2015 Fuzileiros Navais

As remunerações dos cargos não foram informadas pelo edital.

No período de 30 de março a 29 de abril de 2015, estarão disponíveis as inscrições no certame, que deverão ser realizadas no site www.ciaga.mar.mil.br. A taxa de inscrição custa R$ 50,00.

O certame será composto de provas escritas, teste de suficiência física, seleção psicofísica e curso de formação. As provas objetivas serão realizadas nos dias 30 e 31 de maio de 2015, em locais e horários que serão divulgados oportunamente pela Marinha.

Já o gabarito preliminar será publicado no dia 01 de junho de 2015, através do site da Marinha do Brasil. O prazo de validade do processo seletivo encerra-se na data da matrícula nos Cursos.