O Comando da Marinha, por meio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), recebeu autorização para abertura de concurso público em 2014. Serão ofertadas 33 vagas no Plano Geral de Cargos do Poder Executivo, do Quadro de Pessoal da Marinha, para funções de ensino médio e superior. Veja a autorização publicada pela Portaria N. 499 de 09 de dezembro de 2013.

Os cargos serão preenchidos após análise da existência de vagas na data da nomeação, da declaração do respectivo ordenador de despesa, e da substituição de 33 postos de trabalho terceirizados da Diretoria de Portos e Costas, que estão em desacordo com a legislação.

Para candidatos de nível superior serão ofertadas 5 vagas em cargo de Administrador, 7 vagas para Analista de Sistema e 1 vaga para Contador. Os candidatos de nível médio poderão tentar as 20 vagas que serão abertas na função de Agente Administrativo.

A responsabilidade pela realização do concurso público será do Comandante da Marinha, a quem caberá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outro ato administrativo.

O prazo para publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses contados da data de publicação da portaria, expirando em junho de 2014.