Graduados poderão assumir vagas de nível técnico em concursos; entenda

Dúvida recorrente de quem presta concursos, Defensoria Pública da União se posiciona acerca do tema e agora permite que graduados assumam cargo que pede nível técnico em área correlata.

Por:
0
0 share
0 tweets
0 share

Uma Ação Civil Pública de autoria da Defensoria Pública da União publicada pela Seção Judiciária do Distrito Federal no dia 19 de novembro tira dúvidas dos candidatos graduados que querem prestar concursos para cargos técnicos em sua área de formação. A partir de agora, a Administração Pública Federal vai aceitar, em concursos públicos federais, candidatos que possuam qualificação superior à exigida para o cargo em área correlata.

Candidato graduado agora pode concorrer a vagas técnicsA jurisprudência tem admitido que candidatos com qualificação superior em determinada área possam ocupar cargo público em que se exige apenas o nível técnico nessa mesma área de atuação.

A partir de agora, por exemplo, graduados em Enfermagem poderão concorrer a cargos de Técnico de Enfermagem, profissionais graduados em Ciências Contábeis poderão tentar cargos de Técnico em Contabilidade e bachareis em Arquivologia concorrer a Técnico em Arquivo.

A decisão informa ainda que o objetivo maior do concurso público é selecionar os melhores candidatos e para isso não deve restringir a qualificação apenas a títulos de nível médio, quando o candidato aprovado possui diploma de nível superior na mesma área de atuação exigida no edital, portanto, com maior capacitação, atingindo o princípio da eficiência.

Veja, na íntegra, a decisão proferida pela Justiça do Distrito Federal.

Com informações da Defensoria Pública da União

Avalie esta notícia

Nota:

(5.0/5.0)

Concursos Abertos

Busca avançada de concursos
Concursos Previstos Últimas Notícias
carregando...
FAÇA UM COMENTÁRIO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar