Em busca de estabilidade, milhares de brasileiros tentam todos os anos uma vaga no serviço público. Para ajudar você, nós organizamos algumas dicas que irão facilitar sua jornada em busca de estabilidade profissional.

Escolha uma área que tenha talento

Não podemos levar apenas em consideração o valor do salário de um cargo. A jornada para a busca da estabilidade profissional pode ser facilitada se pessoa encontrar uma área que tenha vocação. Isso certamente vai levar você à realização profissional e facilitará seus estudos, pois gosta do que faz.

Antes de iniciar seus estudos, pesquise sobre o cargo e a atividade que deve ser exercida. Leia sobre o assunto, tente falar com pessoas que já exercem a profissão ou com professores que entendam da área.

Planeje seus estudos

Encare a preparação para um concurso com seriedade. Faça do estudo uma rotina e dedique um tempo razoável do dia para isso. Cada pessoa é diferente e deve se organizar. Não exagere, conheça seus limites. Uma hora bem aproveitada é muito melhor que três horas de estudo sem vontade. Sempre é bom manter-se concentrado no que está estudando. Caso contrário, dê uma volta, relaxe e volte a estudar quando estiver pronto para isso.

Sempre é bom começar a estudar os assuntos comuns entre todos os concursos. Nestes podemos citar direito institucional, direito administrativo, português e mais recentemente informática.

A experiência sempre ajuda, então é uma boa idéia fazer provas para cargos que requerem nível de escolaridade inferior ao concurso pretendido. Pode-se até assumir a vaga para garantir alguma renda, mas nunca pare de estudar para atingir seu objetivo. Persistência e constância de propósito são as palavras chaves.

Estudando

Em estudos feitos pela universidade de Ohio, o método de estudo que se mostrou mais efetivo foi o SQ3R( Survey, Question, Read, Recite, Review) que traduzindo significa Examine, Questione, Leia, Recite e Revise.

Antes de ler, examine o capítulo. Veja o sumário, parágrafo de abertura, a conclusão e os títulos e subtítulos. Leia os textos explicativos nas fotos, gráficos e mapas.

Formule perguntas enquanto estiver examinando o texto. Transforme os principais assuntos em questionamentos como o que aprender ao ler este capítulo? Do que se trata?.

Leia todo o capítulo, sem particionar o assunto para manter a idéia de conjunto. Preste o máximo de atenção possível no que estiver lendo, pois esta é a parte mais importante do processo.

Anote pequenas palavras-chave que lhe façam lembrar de todo o texto e conte com suas próprias palavras o texto lido. O melhor nesta parte é você formular suas próprias frases, sem copiar trechos do livro.

Agora vamos colocar seu estudo a prova. Tente relembrar o assunto estudado. Pense sobre ele sem usar qualquer material e tente responder as perguntar formuladas anteriormente. Se estiver com dificuldades de lembrar de dados importantes, refaça a leitura. Repita o processo até que esteja familiarizado com o conteúdo estudado.

Como fazer a prova

A coisa mais importante para se prestar uma boa prova é ter calma. Sente-se e respire. Lembre-se do seu objetivo. Seu objetivo não deve ser o de conseguir a primeira colocação nem mostrar que é o bom. Sempre se foque em acertar as questões e fazer o máximo de pontos, mas deve ficar feliz mesmo acertando apenas o número mínimo de questões para passar.

Leia com atenção as orientações ao candidato e o enunciado de cada questão. Não perca muito tempo tentando responder uma questão que não tenha certeza. Marque-a e volte a tentar responder depois que tiver respondido toda a prova. Se não lembrar ou não souber a resposta, o chute só é válido se o critério de avaliação não descontar ponto por erro. Caso contrário, deixe-a em branco.

As questões dissertativas devem ser respondidas utilizando a linguagem técnica. Evite usar termos coloquiais. Uma letra legível é fundamental. Sempre leve em consideração que quem tem o interesse de ser entendido é você. Os corretores podem não ter tempo e compreensão diante de uma letra praticamente ilegível.

A principal dica é esta: Treine e treine fazer provas. Existem simulados e provas de diversos concursos no site. Quando mais praticar, mas tranqüilo e preparado vai estar quando for necessário. As provas também servem como métrica do seu conhecimento e o quanto preparado está.

Não desanime com uma reprovação

As estatísticas ressaltam que a maioria dos aprovados em concursos públicos não passa na primeira tentativa. Isso indica que você não deve desanimar após uma reprovação. Continue seus estudos e com certeza você irá mais experiente e preparado para a nova seleção.