Encerram nesta sexta-feira, 2, as inscrições para participar do concurso público de admissão às escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEM), da Marinha do Brasil (concurso Marinha 2018). Por meio da Diretoria de Ensino (DEnsM), o órgão informou que os aprovados ingressarão no curso de formação no início de 2019 e terão alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. Segundo o edital, o Aprendiz-Marinheiro perceberá ainda remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares, fixada em R$ 939,00.

As inscrições poderão ser realizadas pelo site da Diretoria de Ensino da Marinha até as 23h59min do dia 02 de março de 2018. A taxa de inscrição tem custo de R$ 40,00, podendo ser paga até dia 12 de março de 2018. O pagamento poderá ser efetuado por débito em conta corrente ou pela apresentação do boleto bancário impresso, em qualquer agência bancária.

Para participar, o candidato deve ser do sexo masculino; brasileiro, ou naturalizado; ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro 2019, nos termos da Lei nº 12.704, de 08 de agosto de 2012; não ser casado ou não ter constituído união estável assim permanecendo durante todo o período em que estiver na Escola de Aprendizes-Marinheiro (EAM); ter concluído o Ensino Médio até a data prevista no Calendário de Eventos para a incorporação na EAM, para qual for designado.

Além disso, o candidato deve possuir bons antecedentes de conduta, a ser apurada por meio de averiguação da vida pregressa do candidato; não ter sido reprovado, por insuficiência de nota de conceito ou por falta disciplinar incompatível com a condição de militar; se tratando de militar ou membro Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar, em atividade, deve estar autorizado, pela respectiva Força Armada ou Força Auxiliar; estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral; não estar na condição de réu em ação penal; possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); possuir documento oficial de identificação, com fotografia na qual possa ser reconhecido, dentro da validade; ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m; não possuir tatuagem que contrarie o disposto nas Normas para Apresentação Pessoal de Militares da Marinha do Brasil e/ou na Lei Nº 12.704 de 2012.

Para participar de todas as etapas do concurso, o candidato deverá apresentar, o comprovante de inscrição, bem como documentos de identificação originais, emitidos por qualquer Órgão oficial de identificação do Território Nacional, com assinatura e fotografia na qual possa ser reconhecido, o mesmo deve estar dentro da validade, estará sujeito à eliminação do concurso público.

O concurso possui as seguintes etapas: prova objetiva constituída por 50 questões de conhecimentos gerais de Matemática, Português, Ciências (Física e Química), bem como verificação de dados bibliográficos (VDB), inspeção de saúde (IS), teste de aptidão física (TAF), avaliação psicológica (AP) e verificação de documentos (VD).

Já o Curso de Formação (CF), é composto de: período de adaptação (PA); verificação de documentos (VD); verificação de Dados Bibliográficos (VDB) - fase final; avaliação psicológica (AP) e o curso de formação propriamente dito.

Os locais de prova serão nas cidades do Rio de Janeiro/RJ, São Pedro da Aldeia/RJ, Angra dos Reis/RJ, Nova Friburgo/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, Amapá/AP, Piauí/PI, Santarém/PA, São Luis/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP, Manaus/AM e Santos/SP, em data e horários que serão divulgados a partir do dia 02 de abril de 2018.

A inspeção de saúde será realizada entre os dias 02 de julho e 31 de agosto e o teste de aptidão física está marcado para ocorrer no período entre 09 de julho e 06 de setembro. O início do curso de formação está previsto para o dia 21 de janeiro de 2019. Ao concluírem o curso de formação, todos os alunos das EAM serão agrupados num único Quadro (Quadro de Praças da Armada - QPA), constituído por militares da graduação de MN.

O prazo de validade do Concurso Público e aproveitamento de candidatos reservas terminará no dia 14 de janeiro de 2019. O candidato aprovado em todas as etapas, mas não classificado no número de vagas existentes, será considerado candidato reserva, até a data da validade deste certame.