Para ajudar aqueles que estão agora entrando no mundo dos concursos públicos e entendem pouco das terminologias mais usadas neste universo, elaboramos uma lista com as palavras mais comuns do meio. Fique por dentro dos termos utilizados na abertura das seleções:

Edital: O edital é o documento que dá inicio oficialmente ao concurso. Ele é publicado comumente no Diário Oficial da União, do estado ou do município, e estabelece as regras e os prazos, o número de vagas, as disciplinas cobradas nas provas e os requisitos para poder assumir o cargo. Este item está em primeiro lugar na lista por ser o mais importante, pois é a partir do conhecimento completo do edital que o candidato vai saber se supre todos os pré-requisitos para a vaga, e se o cargo corresponde a todas as suas expectativas.

Normalmente, entre o edital e a data da prova o candidato tem cerca de 60 dias para estudar e se preparar para os exames, mas é possível estudar antes mesmo da divulgação do edital, através de provas já aplicadas que normalmente as organizadoras de concursos disponibilizam nas suas páginas na internet. O candidato que se prepara antes sempre estará em vantagem em relação aos que estudaram apenas dois meses antes da prova.

Cadastro Reserva: Significa que as vagas para aquele concurso ainda não foram criadas, ou seja, o certame foi organizado apenas para selecionar possíveis candidatos às vagas que vierem a abrir durante a validade do concurso. Neste caso não existe certeza de uma contratação, entretanto, muitas instituições que formam cadastro de reserva tem por habito convocar uma grande quantidade dos aprovados, durante o prazo de vigência do concurso; é o caso do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Requisitos: São as condições a serem supridas pelo candidato para poder assumir o cargo especificado no edital. Ali estão a escolaridade, diplomação e idade, entre outros itens. Vale salientar que os requisitos são necessários para o aprovado assumir o cargo, mas só precisam ser comprovados no momento da posse, então é bem possível que o candidato que não tenha a escolaridade exigida, por exemplo, conclua a sua diplomação até a data de nomeação e possa assumir o cargo sem problemas.

Banca Examinadora: É como é chamada a instituição organizadora do processo seletivo. A Banca Examinadora é responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas e tudo o que gira neste entorno. Normalmente o nome da Banca consta no edital, e esta pode ser uma informação muito importante para o candidato, já que através do site da Banca Examinadora ele pode ter acesso a provas aplicadas anteriormente pela mesma, o que pode ser muito útil para quem quer estudar antecipadamente.

Prova Objetiva e Prova discursiva: Prova objetiva é aquela prova que não é redigida, bastando que o candidato marque um item como certo ou errado, ou escolha uma resposta entre múltiplas opções (A, B, C, D e E). Já a prova discursiva é aquela em que o candidato tem que escrever a resposta. Podem ser questões, redação, carta ou análise de caso.

Caráter eliminatório e caráter classificatório: Caráter eliminatório significa que o candidato que não alcançar determinada pontuação naquela etapa será eliminado do concurso. O caráter classificatório indica que a pontuação obtida pelo candidato naquela etapa, vai determinar a sua classificação frente aos outros concorrentes. Algumas provas têm caráter eliminatório e classificatório, ou seja, o candidato precisa alcançar determinada pontuação para não ser eliminado, e a pontuação obtida vai servir para determinar a sua classificação.

Conteúdo Programático: São as matérias conhecimentos que serão cobrados na prova. Esta informação também consta no edital, e é importante que o candidato esteja ciente deste conteúdo para que possa se familiarizar com os temas e ter melhor aproveitamento dos estudos.

Gabarito Preliminar e Gabarito Final: É como são chamadas as respostas corretas das provas. Os gabaritos preliminares normalmente são divulgados alguns dias após a aplicação da prova. Depois disso, há o prazo para os recursos contra os gabaritos preliminares e, então são divulgados os gabaritos finais, que são as respostas definitivas das provas.

Recursos: É a possibilidade que o candidato tem de não concordar com alguma decisão em relação ao concurso. Consta no edital em quais casos o candidato pode recorrer, assim como a maneira de fazer isso. Os mais comuns são contra o indeferimento de isenção de taxa de inscrição e aqueles contra o gabarito oficial. Sempre que o gabarito de uma prova é alterado em função de um recurso de algum candidato, a alteração vale pra todos os candidatos, já que o gabarito vale pra todos.

Homologação: É a aprovação do concurso pela administração pública após a conclusão de todas as etapas. É neste momento que é publicada a lista dos aprovados em ordem de classificação, e é também a data em que começa a contar o prazo de validade do concurso.

Com informações do G1