Quem decide entrar na vida de concurseiro deve saber que é um novo estilo de vida a ser adotado. Exige dedicação por tempo indeterminado, pois o candidato não sabe quando conseguirá uma aprovação e tende a estudar até conseguir conquistar uma vaga. Até lá, é importante estar preparado para esse período.

Segundo Prof. Marco Antonio Araujo Junior, Presidente da ANPAC - Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos, com experiência de quase duas décadas preparando candidatos em todas as esferas, algumas dicas são importantes para os que pretendem concorrer a uma vaga dos inúmeros concursos em andamento:

Identificação da carreira

O candidato deve, antes de prestar o concurso, consultar quais são as atividades que o cargo para o qual estará concorrendo vai exercer. Não se escolhe o concurso pelo salário, tampouco pelo status do cargo. Deve haver uma identificação da atividade que será realizada com o propósito de vida do candidato. A vocação deve falar mais alto na hora de escolher a carreira e prestar o concurso.

Foco no concurso

É fundamental que o candidato identifique uma carreira e foque na preparação. Candidatos que prestam concursos para muitas carreiras ou para carreiras muito distintas acabam perdendo o foco. O mais prudente não é estudar para um concurso específico, e sim para uma área. Dessa forma, o candidato pode se preparar para as diversas oportunidades que venham a surgir, devendo apenas adequar seu estudo e realizar alguns ajustes ou acréscimos quando o edital for publicado.

Conhecer o edital

O edital é o "plano de voo" do concurseiro. Lá estão todas as regras aplicáveis ao concurso, como prazo de inscrição, documentação necessária, confirmação da inscrição, datas das provas, conteúdo programático exigido no concurso, regras de desempate etc. É fundamental que o candidato tenha conhecimento pleno do que determina o edital do concurso. Se o edital para o concurso pretendido ainda não foi publicado, orientamos o candidato a pesquisar o edital do concurso anterior, para servir de base na preparação.

Rotina de estudo

Não conheço um só candidato que tenha sido aprovado e tomado posse em cargo público e que não tenha se dedicado ao estudo. O fator mais relevante para uma rotina de estudos eficaz é a disciplina. O candidato deve destinar horas exclusivamente para o estudo individual, além de eleger um local apropriado para isso. Estudar em um local fora de onde realiza as atividades cotidianas, bem iluminado, silencioso e longe das tentações que tiram o foco de qualquer estudante, como celular e televisão, costuma proporcionar maior rendimento ao candidato.

Orientamos que o candidato comece a revisar as matérias exigidas no edital, ponto a ponto, e a cada dia estude uma disciplina diferente, finalizando o estudo com a resolução de questões de concursos anteriores.

É fundamental que o candidato mantenha-se atualizado. As provas de concursos públicos costumam exigir conteúdo recente e o candidato deve atentar-se ao material de estudo. Livros e apostilas devem ser sempre da última edição existente. Os cursos preparatórios também auxiliam muito no sentido de trazer o que há de mais novo para o candidato, além de indicar a tendência da banca examinadora.

Sono e alimentação

Tão importante quanto estudar muito é cuidar da saúde. Manter uma alimentação equilibrada e dormir bem durante a noite podem ajudar muito no período de estudo, já que a concentração é fundamental para absorção do conhecimento. É sempre importante que o candidato realize atividades físicas e mantenha sua rotina social. Afastar-se totalmente da família e dos amigos não é indicado.

Com informações da ANPAC