Você faria TUDO o que é necessário para passar em um concurso público? Você faria TUDO o que estivesse ao seu alcance? Você estaria disposto a testar os seus limites e ir além do que imagina ser capaz de ir? Se suas respostas são convictamente SIM, posso afirmar que é apenas uma questão de tempo e de oportunidade para você alcançar a sua aprovação. Entretanto, se você prendeu a respiração e reclinou seu corpo suavemente para trás, mesmo que a sua hesitação tenha levado menos de um segundo, lamentavelmente digo-lhe que você está pronto a fazer concessões que o levarão, dia após dia, a procrastinar a sua decisão de pagar o preço do sucesso.

Nunca nos ensinaram na escola que todas as nossas escolhas na vida têm um preço, tampouco que podemos ser tudo aquilo que quisermos ser e alcançar um padrão de vidaexcelente: sucesso pessoal, profissional, amoroso, espiritual. Tudo está ao nosso alcance, desde que estejamos dispostos a pagar o preço do sucesso. Uma visão obtusa pode nos levar à ilusão de que outros alcançaram o sucesso com extrema facilidade. Inexoravelmente, aqueles que se tornaram vitoriosos tiveram que passar por um momento de provação em suas vidas: decidir se pagariam ou não o preço pelo sucesso. Digo aos meus clientes que, após a nomeação e a posse, uma nova vida começa. Mas essa nova vida não chega antes da aprovação no concurso. Essa nova vida precisa ser cultivada, cuidada, desejada. Somente após um elevado investimento pessoal é que essa nova vida chega até você. 

E de quais tipos de investimentos estou falando? Simplesmente todos os tipos. Para ser aprovado em um concurso público, você precisará estudar para uma prova sem que haja garantia de sucesso; você terá que gastar centenas ou milhares de horas de estudo para se tornar competitivo; permanecerá sozinho na maior parte desse tempo; deixará de fazer coisas que gostaria de realizar agora para continuar estudando; terá que escolher entre comprar apostilas, cursos e livros ao invés de adquirir outros bens quaisquer; modificará a sua rotina de vida diária para "encaixar" o período de preparação, que poderá durar anos; irá dormir mais tarde do que normalmente faz e acordar mais cedo para estudar; será criticado por aqueles que o invejam; eventualmente receberá apoio daqueles que o amam; provavelmente irá fracassar várias vezes antes de alcançar o sucesso; sentirá raiva, frustração, medo, angústia, solidão. Não é surpresa constatar que a maioria dos candidatos fica no meio do caminho, tendo que pagar um preço tão alto pela sua aprovação...

E você, meu caro concurseiro? Se você até agora não conseguiu passar no concurso que deseja, talvez ainda não tenha decidido pagar integralmente o preço que a vida está a lhe cobrar pela sua aprovação, e esteja certo de que ela não chegará ANTES que o seu preço esteja totalmente pago. Conta-se que, certa vez, ao final de um concerto executado com perfeição, um espectador aproximou-se do músico e, admirado pela sua maestria, declarou-lhe: "eu daria a minha vida para tocar como você". O músico, comovido pela sinceridade de seu admirador, revelou na ocasião o segredo da sua excelência: "de fato, foi exatamente o que eu fiz". Você faria TUDO o que é necessário para passar em um concurso público? Pense sobre isso...

Flávio Ribeiro de Paiva é Psicólogo formado pela UFRGS, Personal e Professional Coach pelo Behavioral Coaching Institute - New York, através da Sociedade Brasileira de Coaching - São Paulo. Está vinculado a outros grandes institutos de Coaching e Desenvolvimento humano no Brasil e no exterior e possui larga experiência pessoal de sucesso em provas e concursos de diversos órgãos, como Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, TRF-4 e Polícia Rodoviária Federal.