O que faz o Técnico do Seguro Social do INSS

Com três concursos realizados nos últimos dez anos, vagas para Técnico do INSS despertam o interesse de muita gente que sonha com estabilidade e os altos salários do serviço público. Porém, antes de efetuar a sua inscrição e tentar ingressar no órgão, você sabe o que faz um Técnico do Seguro Social?

Por: Adrien Carlos Duarte
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O Técnico do Seguro Social é responsável por orientar e tirar as dúvidas dos segurados. Basicamente é ele quem faz os atendimentos, encaminha serviços e orienta os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social. Além disso, ele também pode prestar suporte nas mais diversas atividades internas do órgão, como revisão de direitos, analise de solicitações de benefícios e recursos administrativos.

Para atuar nesta área é necessário ter um bom perfil de vendas, já que o Técnico geralmente lida diretamente com atendimento ao público. É ele o primeiro contato entre o segurado e o INSS e muitas vezes o atendido pode se encontrar em situação de vulnerabilidade.

Atribuições do Técnico do INSSÉ necessário que o candidato goste de lidar com pessoas, já que quando um segurado busca benefícios do INSS, é porque necessita de serviços que estão ligados à sua própria subsistência, como aposentadoria, auxílio-acidente, auxílio-doença, pensão por morte, entre outras coisas.

A função de Técnico exige apenas escolaridade de nível médio e oferece salário inicial de até R$ 5.413,90 para uma carga horária semanal de trabalho de 40 horas. Para assumir o cargo após ser aprovado no concurso o candidato deve apresentar o seu diploma de conclusão do ensino médio, ser brasileiro e se encontrar no pleno exercício de seus direitos civis e políticos, ter comprovadamente 18 anos ou mais, estar quite com suas obrigações eleitorais, provar sua quitação com as obrigações militares, se for do sexo masculino e ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

Segundo o regime interno do órgão, o Técnico é responsável, especificamente, por realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica; além de coletar informações, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres; e exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais.

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