Você, concurseiro, que está há muito tempo prestando diferentes concursos, muitas vezes deve se perguntar: O método de estudos que eu estou utilizando é mesmo eficaz?. O principal a se ter em mente é saber que todo momento dedicado aos estudos é precioso. Isso pode trazer vários insights a respeito de organização e cronograma de atividades. Então, ânimo e perseverança, porque algumas dicas podem lhe auxiliar, e muito, nessa missão que é passar em concurso público.

Para facilitar a sua caminhada, faça uso de estratégias, como:

1- Saiba exatamente qual o conteúdo a ser estudado. Explore tópicos, subtemas, e use o seu edital guia para desvendar exatamente qual o assunto a ser explorado.

2- Tenha um objetivo para a sua sessão de estudos: No momento em que o concuseiro para e decide iniciar o ciclo de estudos, a cabeça pode ficar divagando e o estudo render muito menos, caso não seja determinado um objetivo. Lembre-se: Tempo, atividade e resultado são essenciais! Se você envolve esses três elementos, a sua sessão de estudos pode ser muito mais concentrada e proveitosa.

3 - Cronograma de estudos é algo que ajuda muito também (estabeleça prioridades que abordam desde atividades rotineiras até atividades específicas, determinando um horário para elas). Neste momento, redes sociais e de contato, como Facebook, Whatsapp e Instagram devem ficar de lado. Concentração é a palavra de ordem!

4 - Prepare um material para sua revisão: Faça anotações, resumos, esquemas, um mapa mental... Ah, e complemente também com comentários, ideias novas. Aposte na criatividade sublinhando trechos de textos com canetas coloridas ou adicionando post its em alguns materiais.

5 - Recapitule e revise constantemente. Enquanto você está estudando, de tempos em tempos faça uma pausa e relembre aquele tópico que ficou para trás. Assim, a sua memorização será mais eficiente. Ensaie, repasse todo o aprendizado adquirido em sua cabeça e estabeleça um check list com os temas mais relevantes.

6 - Teste seus conhecimentos. A cada sessão de estudos, defina de 7 a 10 questões para avaliar como aquele conteúdo pode ser cobrado em uma prova. Um simulado, quando você se sentir mais preparado, é uma ótima alternativa! Resolver questões de provas anteriores para treino seria uma boa pedida, já que algumas questões tendem a ser similares, mesmo que a prova tenha acontecido em anos anteriores.

Quer saber mais detalhes sobre dicas e técnicas para obter sucesso nos estudos?

Acesse um conteúdo exclusivo apresentado pela Logga Cursos! Cadastre-se e assista a 6 vídeos do professor Marco Ferrari, com dicas para manter o foco e passar no concurso público.

*Informe publicitário