Nem só de estudos é feita a vida de um estudante de concursos, não é mesmo? As vezes é necessário fazer pausas nas leituras para deixar que o nosso cérebro descanse um pouco. E o lazer, como já foi apontado em outros artigos publicados pelo Ache Concursos, é fundamental para a qualidade do nosso aprendizado.

Mas ainda melhor do que lazer simplesmente por lazer, é quando podemos aliar isso aos nossos estudos não é mesmo? Uma boa ideia, por exemplo, é assistir filmes que possam ensinar alguma coisa e nos manter motivados nos estudos. Pensando nisso, nós montamos uma lista de 10 bons filmes que os estudantes de concursos públicos não só podem como devem assistir em seus momentos de lazer, 5 deles disponíveis no Netflix. Confira abaixo:

1. A teoria de tudo - história do brilhante astrofísico Stephen Hawkin (interpretado por Eddie Redmayne). Aos 21 anos ele descobre que sofre uma doença motora degenerativa, no entanto, continua seu trabalho - até o fim da sua vida, aliás - apesar de todas as dificuldades físicas. O corpo pode padecer, mas a mente é o nossa maior força.

2. Quem quer ser um milionário - é um filme que nos apresenta ao jovem Jamal K. Malik, um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Certo dia, ele decide se inscrever no programa de TV que leva o nome do filme. Ele é bastante desacreditado no início, no entanto, ele vai dando passo por passo tendo como base os conhecimentos de sua própria vida, de sua própria história. O filme mostra como estar ligado naquilo que nos passa no dia a dia pode ser importante para um bom resultado em um concurso público.

3. O aluno / Uma lição de vida (disponível no Netflix) - Maruge é um homem de 83 anos que decide se matricular numa escola primária depois de décadas de serviço a seu país. Para que ele consiga finalmente estudar, no entanto, ele precisa enfrentar a lotação das salas de aula e a falta de vagas e também o preconceito de sua comunidade. Mas sua persistência é sua grande lição. Nunca é tarde para começar a estudar, não é mesmo?

4. Estrelas além do tempo - No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação. No entanto, elas passam por muitas situações de preconceito tanto por serem negras quanto por serem mulheres. São deslocadas para trabalhar em prédios separados e afastados onde nem banheiro há para elas. E mesmo assim saem vitoriosas. Esse é outro filme sobre coragem e persistência.

5. Um sonho possível - é a história de Big Mike (Aaron Quinton), um jovem de origem humilde, que teve uma infância muito difícil, mas que aprende a enfrentar os problemas da vida com bondade. Ele é adotado por uma família de brancos sem preconceito e eles o ajudam a realizar seu grande sonho que é ser jogador de futebol americano. Todos são transformados pelos ensinamentos que essa jornada traz (inclusive o espectador). O filme tem uma linda lição de força, de coragem e de amor, mas sobretudo de persistência também.

6. 12 anos de escravidão (disponível no Netflix) - esse lindo filme se passa em 1841 e conta a história de Solomon Nothup, um negro livre, que acaba sequestrado e é feito escravo. Ele passa 12 anos vivendo dessa forma, longe de sua família, sendo vendido e tendo que trabalhar de fazenda em fazenda no Sul dos Estados Unidos. Ele tenta provar quem ele realmente é, mas quem acreditaria em um escravo naquela sociedade? Ele não desiste, porém, e passe o tempo que passar, custe o que custar, ele fará de tudo para voltar para Nova York e para sua antiga vida. Esse é um filme sobre o esforço e sobre a perseverança.

Walter Mitty enfrenta seus medos7. A vida secreta de Walter Mitty - o personagem principal, Walter Mitty, está passando por uma fase profissional e pessoal difícil. Depois de algumas frustrações, ele decide embarcar em uma viagem. Seu principal objetivo é encontrar uma foto que se perdeu e que a revista para a qual ele trabalha precisa. Além disso, no entanto, essa é sua grande oportunidade de viver de verdade, de realizar seu sonho, de reconquistar o prestígio entre seus colegas, e quem sabe, até da mulher por quem ele sente grande atração. Ele é um filme sobre correr atrás dos sonhos, sobre enfrentar os medos e sobre fazer o que precisa ser feito para alcançar o que se deseja.

8. Mãos talentosas - baseado em fatos reais, esse filme nos mostra a trajetória de Ben Carson (interpretado por Cube Gooding Jr.). Em sua infância pobre em Detroit ele ia mal na escola porque sua vida era difícil e desmotivadora, no entanto, anos depois, já em sua vida adulta, ele se transforma no diretor do Centro de Neurologia Pediátrica de um hospital, além de diversas cirurgias de sucesso, como a separação de gêmeos siameses, o que até então era um procedimento com poucas chances de vida para ambos os pacientes. A principal mensagem que fica é de que você pode ser o que você quiser se trabalhar para isso.

9. O físico (disponível no Netflix) - decidido a estudar medicina em uma época em que essa era uma ciência praticamente desconhecida no mundo ocidental, Rob Cole (Tom Payne) decide viajar para o Oriente até a Pérsia, onde busca aprender com um consagrado médico chamado Ibn Sina (Ben Kingsley). Para isso, entretanto, ele precisa se disfarçar de judeu, porque a escola não admite cristãos. Ele também enfrenta outros desafios, como o poder dos colegas mais velhos e ricos, a peste negra, e até mesmo as limitações impostas aos estudos, como a proibição da dissecação dos mortos para compreensão das doenças do corpo. Mas ele não desiste e esse, portanto, também um filme para quem está procurando motivação para enfrentar desafios.

Um filme sobre o poder da educação10. O menino que descobriu o vento (disponível no Netflix) - em meio à fome, à sede, à falta de todos os recursos, um jovem de Malawi se vê encantado por um livro de física e pelos estudos. Sem dinheiro para pagar a escola, o menino consegue frequentar a biblioteca da escola escondido e com a ajuda de alguns professores. É lá que ele decide construir uma turbina eólica para tentar salvar seu vilarejo da fome. Baseado em uma história real, o personagem principal ainda precisa enfrentar sua própria família até finalmente conseguir mostrar a eles que ele pode mudar a realidade, se acreditarem nele e se o ajudarem. Essa é uma história lindíssima e nos mostra o poder da educação, do estudo, e do esforço. Nos faz pensar em quantos recursos dispomos e em como aproveitamos mal isso tudo. Nos mostra também que com esforço e dedicação, podemos ir muito, muito longe, mudando a nossa vida e a das pessoas que nos cercam.

11. O concurso - 2013. (Disponível no Netflix). Conta a história de três brasileiros - o gaúcho Rogério Carlos (Fábio Porchat), o paulista Bernardinho (Rodrigo Pandolfo) e o cearense Freitas (Anderson Di Rizzi) que conseguiram se dar bem em um concurso público nacional para Juiz e chegam à etapa final realizada no Rio de Janeiro. Para isso, os três viajam para a Cidade Maravilhosa e lá encontram o quarto candidato, Caio (Danton Mello), um carioca que acaba colocando todos numa tremenda enrascada por conta da ideia de conseguir o gabarito faltando menos de 48 horas para o dia da prova. Para isso dar certo, todos precisarão lidar com a bandidagem e um deles acaba encontrando uma antiga namoradinha (Sabrina Sato) dos tempos da juventude. Aí, a confusão só aumenta e o dia da prova está cada vez mais perto. Será que algum deles vai ser aprovado?. O Concurso é uma comédia que conta um pouco das mazelas e da realidade nos quatro cantos do país dos estudantes brasileiros que querem conseguir a aprovação em concursos.

Filme O Concurso - Disponível no Netflix

 E aí, gostou da nossa lista? Deixe um comentário ou sugestão abaixo de algum filme que você recomenda para que possamos incrementá-la!