Muito associado a quem tem espírito aventureiro e físico/atlético, a carreira no Exército Brasileiro oferece vagas para diferentes áreas com oportunidades para ambos os sexos e de diferentes idades e escolaridades. É grande o interesse dos jovens em seguir CARREIRA MILITAR, seja por paixão, identificação pessoal, boa remuneração, benefícios e vantagens, grande demanda anual, enfim, cada candidato possui interesse por motivos próprios e pessoais. São milhares de vagas que abrem anualmente por todo o país (veja os concursos abertos no momento).

Mas engana-se quem acredita que a melhor forma de ingresso no exército é através do serviço militar obrigatório. É por meio de concursos públicos e posterior curso de formação que o interessado poderá alcançar altas patentes e melhores remunerações, podendo chegar mais longe na carreira e de forma mais rápida. De fato, uma parcela considerável dos aprovados sequer prestou o serviço militar, tendo sido, inclusive, dispensado.

Tão grande quanto o interesse nos CONCURSOS MILITARES são as dúvidas dos candidatos. E não é pra menos. São tantos editais divulgados ao longo do ano, cada um com seus respectivos requisitos e idades limítrofes, além das mais diversas etapas de avaliação. Muitas vezes, quando o candidato decide optar pela carreira militar já não se encontra mais na faixa de idade permitida para prestar provas a muitos destes cargos.

Pensando em você candidato, explicaremos a seguir as oportunidades que costumam abrir vagas anualmente, bem como requisitos e singularidades de cada patente, deixando-o informado sobre a melhor forma de ingresso para o seu perfil.

Vantagens e Benefícios da Carreira no Exército

Além de oferecer boa remuneração, a carreira militar oferece diversos benefícios e vantagens como: Adicionais de Compensação Orgânica e de Permanência, além de Gratificações de Localidade Especial e de Representação. Confira na integra o que é cada benefício bem como a tabela de soldos dos Militares atualizada.

Além disso, a carreira oferece vantagens como:

- Possibilidades para fazer cursos, esportes, e atualizações constantes, por ocasião sendo pago para estudar e fazer exercícios, possibilitando cuidar de seu corpo, mente e disciplina em seu ambiente de trabalho;

- Plano de saúde médico e odontológico;

- Convênios em instituições particulares;

- Pensão Militar e outras proteções sociais;

- Possibilidade de trabalhar em praticamente todo o território nacional;

- Diversos outros como aprovação social, bom para o curriculum, etc.

Atribuições do Exército

O Exército Brasileiro (EB) busca manter o cumprimento da constituição e assegurar a harmonia dos 3 poderes, além de manter a ordem e paz no território nacional. O EB, um dos 3 braços das Forças Armadas juntamente com Marinha e Aeronáutica, tem como função principal a proteção do território nacional, mas atua também na Defesa Civil em ações de socorro e assistência em caso de desastres naturais, construção e engenharia, operações de paz e ajuda dentro e fora do território nacional, entre outras funções.

Com tantas atribuições vitais, é comum que o exército tenha um bom contingente espalhado por todas as unidades da federação e possua uma hierarquia rígida com diferentes patentes. Militares são servidores públicos federais, mas são uma categoria especial de servidores, pertencentes as Forças Armadas e com regulamento e legislação própria.

Etapas de avaliação

Engana-se quem acredita que para ingresso no exército é necessário apenas um bom preparo físico ou bom intelecto. De fato os candidatos com maiores chances são aqueles que possuem equilíbrio e se preparam com muita antecedência.

Para facilitar sua preparação, saiba que as etapas de avaliação geralmente são compostas por:

  • Prova Objetiva
  • Inspeção de Saúde
  • Exame de Aptidão Física (não é obrigatório para todos os cargos)
  • Avaliação Psicológica
  • Redação sobre Carreira Militar (alguns casos),
  • Prova Prático-Oral (alguns casos)
  • Curso de Formação.

Formas de ingresso/Concursos

Você possui 3 opções principais de ingresso no exército (além do alistamento militar obrigatório) que pode ser como Militar de Carreira, Militar Temporário e Colégio Militar. A seguir, veja cada uma delas.

Militar de Carreira: O ingresso como militar de carreira é por provas de concurso e possui alguns requisitos gerais como altura de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres. Pode ser brasileiro nato ou naturalizado, exceto para oficiais, onde apenas os natos podem ocupar tal cargo. Para a Escola de Sargentos (ESA), não pode ser casado ou ter dependente. Veja as possibilidades de ingresso para militar de carreira.

1) Escola Preparatória de Cadetes do Exército - EsPCEx:

- Requisitos: Para ambos os sexos com 17 anos completos ou 22 anos completos em 31 de dezembro do ano da matrícula no curso de formação (geralmente o ano seguinte ao realização da prova objetiva). É necessário ter Ensino médio completo ou estar cursando o 3º ano para se inscrever no concurso.

2) Escola de Sargentos das Armas - ESA (Combatentes/Aviação):

- Requisitos: É apenas para o sexo masculino, com 17 anos completos ou 24 anos até 31 de dezembro do ano em que se fará a matrícula no curso de formação. Também é necessário ter Ensino médio completo ou estar cursando o 3º ano para se inscrever.

3) Escola de Sargentos de Logística - EsLog:

- Requisitos: Para ambos os sexos, Sexo masculino ou feminino, com 17 anos incompletos ou 24 anos (até 31 de dezembro do ano de matrícula no curso de formação). É necessário ter Ensino médio completo ou estar cursando o 3º ano para se inscrever.

4) Escola de Sargentos de Logística - EsLog (Saúde e Músico)

- Requisitos: Para o sexo masculino e feminino, com 17 anos incompletos ou 26 anos (idade no ano da matrícula no curso de formação). Exige ensino médio completo ou curso de Técnico de Enfermagem ou ser músico.

5) Escola de Formação Complementar do Exército - EsFCEx

- Requisitos: Para ambos os sexos, que tenham até 35 anos até 31/12 do ano da matrícula no curso de formação. É exigido curso superior completo nas áreas divulgadas pelo edital.

Para nível superior, as áreas que costumam abrir são Administração, biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Estatística, Enfermagem, Informática, Veterinária, etc. O aluno após formado no curso ingressa como 1º tenente.

6) Escola de Formação Complementar do Exército - EsFCEx (Capelão)

- Requisitos: De ambos os sexos para Capelão Evangélico ou somente candidatos do sexo masculino para Capelão Católico. Os candidatos devem ter 29 anos completos ou 39 (idade no ano da matrícula no curso de formação), com curso de formação teológica de nível superior e ser sacerdote católico ou pastor evangélico.

7) Instituto Militar de Engenharia - IME

- Requisitos: Para ambos os sexos, com 16 anos completos até 23 anos (idade no ano da matrícula no curso de formação). Os interessados devem possui ensino médio completo.

7.2) Curso de Formação de Oficiais do Quadro de Engenheiros Militares:

- Requisitos: Para candidatos de ambos os sexos e idade de até 26 anos (no ano da matrícula no curso de formação) s e com curso superior em Engenharia Civil.

8) Escola de Saúde do Exército - EsSEx

- Requisitos: Para ambos os sexos, com 36 anos (ano da matrícula do curso de formação). Para formados em curso superior nas áreas de Medicina, Farmácia ou Odontologia.

Os editais acima citados costumam ser divulgados entre os meses de março e junho, de forma geral.

Militar Temporário: Todas as oportunidades são para candidatos com curso técnico/ profissionalizante ou superior. A Região Militar responsável é quem determina as áreas de seu interesse e número de vagas.

Requisitos gerais:

- Não há possibilidade de seguir carreira, com tempo limite de permanência de até 8 anos;

- Altura mínima: 1,60 m para homens e 1,55 para mulheres.

- Ser brasileiro nato para Oficiais e nato ou naturalizado para Praças.

1) Oficial Médico / Farmacêutico / Dentista / Veterinário (MFDV)

- Requisitos: Curso superior, para sexo masculino ou feminino e idade de acordo com o edital.

2) Oficial Técnico Temporário

- Requisitos: Curso superior para sexo masculino ou feminino. Idade de acordo com o edital.

3) Sargento Técnico Temporário

- Requisitos: Ensino médio e curso técnico, sexo masculino ou feminino, idade conforme edital.

4) Cabo Especialista Temporário

- Requisitos: Ensino Fundamental e curso técnico ou profissionalizante, para candidatos de ambos os sexos e idade de acordo com edital.

Colégios Militares: Há a possibilidade de ingresso em colégios militares ainda enquanto crianças. Famosos por serem exemplo nacional na qualidade do ensino, estes colégios possuem regime militar mas não formarão o aluno como militar, eles apenas poderão concluir os ensinos fundamental e médio.

O Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) é formado por 12 Colégios Militares, que oferecem o ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e o ensino médio. As aulas e o sistema didático-pedagógico dos Colégios Militares atendem às normas e prescrições do Sistema de Ensino do Exército e, ao mesmo tempo, obedecem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN).

Como Ingressar? Há duas formas de ingresso nos Colégios Militares:

- Por concurso público que são realizados anualmente, para o 6º ano do ensino fundamental e para a 1ª série do ensino médio; e

- Por amparo regulamentar: Segundo o próprio EB, o ingresso por amparo (especificado em regulamento) é para dependentes de militares que sofrem os reflexos das obrigações profissionais dos pais em razão das peculiaridades da carreira.

Para mais informações sobre os todos os concursos do exército, confira o site do Exército Brasileiro.