Como estudar para a banca Cesgranrio

Dando prosseguimento às nossas análises específicas por banca, hoje vamos discutir alguns pontos sobre uma organizadora de suma importância para quem quer conseguir um emprego no serviço público, a Fundação Cesgranrio. Concursos do Banco do Brasil, IBGE e Petrobras normalmente são coordenados pela Fundação.

0
0 share
0 tweets
0 share

A banca de hoje, mesmo que não organize concursos nacionais em grande quantidade, como FCC e Cespe/UnB, que vimos anteriormente, é uma das principais organizadoras de estatais, estando, recentemente, por trás de grandes certames como Banco do Brasil, IBGE, BNDES, Liquigás, Banco Central e Petrobras. Já sabe de qual dela estamos falando, certo? Isso mesmo, da Cesgranrio. Então prepare-se que sua conquista está mais perto do que nunca. Abaixo estão nossas dicas para entender melhor essa organizadora.

O perfil desta banca é bastante parecido com o da FCC na abordagem das questões, pois são questões diretas, costumando explorar 100% do edital, tornando difícil prever certeiramente os tópicos que serão cobrados na prova. Por isso, o candidato já deve estar familiarizado com grande parte das matérias e estudando já desde antes do lançamento do edital, do contrário, não terá tempo hábil para assimilá-lo por completo.

Outro ponto que pode ser considerado característico da Cesgranrio é analisar a capacidade de raciocínio lógico do candidato, até mesmo nas provas de atualidade e das matérias específicas. A dica é estudar todos os assuntos, tentando sempre associar os conhecimentos entre si.

Outro fator em consonância com a FCC é que a Cesgranrio também costuma explorar a letra de lei, porém, com um pouco mais de doutrina do que a FCC, ainda que de maneira não muito aprofundada. Jurisprudência também é cobrança certa por parte da Cesgranrio para quem pretende concorrer a um cargo mais específico, destacando-se sempre o entendimento majoritário dos Tribunais. Dessa forma, é primordial que você complemente seus estudos juntamente com a leitura dos informativos do STF, STJ e TST caso vá disputar o cargo de advogado da Petrobras, por exemplo.

Uma ótima dica para leitura de informativos são os livros que possuem notas e passagens comentadas. Inclusive, vários deles já estão pela internet, gratuitamente. Outra característica da banca que merece atenção é a diferente pontuação que estabelece entre as questões, tanto objetivas quanto subjetivas. Embora esta divisão não tenha ocorrido na última prova de advogado da Petrobrás/2011 e não vá ocorrer nesta que será realizada em dezembro para a mesma estatal, a característica pode voltar a ocorrer em qualquer concurso organizado pela banca. Normalmente há um número menor de questões sobre conhecimentos básicos (30 a 40% da prova) sendo a maioria sobre conhecimentos específicos de cada cargo. Sendo assim, atentar para os conteúdos cobrados no edital e dar mais atenção nessa parte da prova pode fazer a diferença.

Veja os concursos em andamento organizados pela Cesgranrio

Sempre que o edital da sua prova apresentar esta diferença na graduação das questões, tenha uma tática pessoal: Muitos preferem começar pelas que valem mais pontos primeiro, outros preferem começar pelas mais simples e depois partir com tudo para aquelas complicadas, etc. O que vale no dia da prova é a forma como o candidato se preparou e a segurança com suas táticas.

Outro ponto que o candidato deve ter em mente é que as questões da Cesgranrio tendem a ter um enunciado maior e demandar mais interpretação para a resolução das questões se comparado com as demais bancas. Quanto às questões de português, espere encontrar muitas tirinhas de jornais, revistas, charges, etc. cobrando questões de gramática e ortografia. Entre os principais assuntos cobrados estão pontuação, emprego das classes de palavras, pronomes, concordância e regência verbal e nominal, crase e emprego de conectores. Lembre-se, as questões são extensas e testam o nível de atenção do candidato. Para o sucesso nas questões de português, você deverá ler o texto duas ou três vezes, atentamente, antes de tentar responder a qualquer pergunta. E como a matéria é critério de desempate e muitas vezes é relegada em detrimento das específicas, as questões de português são decisivas.

No geral, muitos especialistas em concursos públicos dizem que a Cesgranrio tem o costume de repetir muitas questões, portanto a velha dica sempre é válida: Resolva muitas questões de provas anteriores, acostume-se com as palavras usadas pela banca, o estilo, os assuntos envolvidos, etc.

Mais um ponto que merece atenção dos concurseiros são as variações no perfil das disciplinas de direito, por exemplo. Em Direito Administrativo, a ênfase é na doutrina jurídica, já nas provas de Direito Constitucional há a cobrança do texto exato das leis, segundo especialistas.

Enfim, pessoal. Não há segredo, a melhor forma para se familiarizar com a banca e seu respectivo tipo de questões, aquelas que você encontrará no dia de sua prova, é partir para a resolução de provas anteriores. Quanto mais você praticar mais confiante se sentirá e menos surpresas terá no dia da prova.

Bons estudos!

Avalie esta notícia

Nota:

(5.0/5.0)

Concursos Abertos

Busca avançada de concursos
Concursos Previstos Últimas Notícias
carregando...
FAÇA UM COMENTÁRIO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar