A maioria das pessoas que se preparam para concursos, muitas vezes, têm tempo limitado. São muitas tarefas a serem feitas, que acabam por diminuir o tempo dedicado na preparação. E ainda, muitas vezes, embora sobre tempo para estudar, seja no fim de semana, durante a noite, durante as férias ou até mesmo no dia a dia, os estudos acabam não rendendo o que se planejava e o que se imaginava.

Desta forma, traremos neste artigo algumas dicas para aumentar a concentração nos estudos, fazendo com que o tempo dedicado acabe se tornando mais eficiente e que a concentração nos estudos renda ainda mais.

Primeiramente, cabe esclarecer que é normal, ao menos nas primeiras semanas de estudo, você se sentir perdido, não conseguir se concentrar no que está fazendo e acabar se distraindo de forma frequente. Contudo, com o passar do tempo, você passa a utilizar um cronograma de estudos, um ambiente específico para estudar, cria uma rotina faz com que a concentração seja mais eficiente. Não é uma tarefa fácil, mas a prática leva à perfeição. Desta forma, listaremos algumas dicas para ajudar você.

Dica 1: Guarde seu celular e saia das redes sociais

Dica primordial para aumentar a sua concentração nos estudos é desligar seu celular e afastar-se das redes sociais. Algumas pessoas trabalham diretamente em dependência do celular, o que faz com que seja impossível se afastar do aparelho. Agora, se você não precisa do celular para realizar tarefas importantes em boa parte do tempo, procure se afastar do aparelho ou coloque no modo silencioso pelo menos na hora que você estiver estudando.

Outra questão importante a ser mencionada são as redes sociais. Muitas vezes reclamamos que não possuímos tempo para estudar, para fazer questões mas quando nos damos conta estamos curtindo fotos ou entretidos com a vida alheia. Se você consegue se controlar para passar pouco tempo nas redes sociais e somente após estudar e em um baixo período de tempo, não se preocupe; agora, se você passa horas e horas por dia nas redes sociais e não consegue estudar e se preparar por causa disso, está na hora rever essas atitudes, se você deseja realmente passar num concurso.

Para quem não sabe, há aplicativos que bloqueiam o acesso a redes sociais, o que pode auxiliar você. Agora, se você não consegue ficar muito tempo sem usá-lo e não possui autocontrole, a dica é manter horários fixos para fazê-lo. Por exemplo, estudar 2 horas e depois pegar o aparelho por um tempo determinado (15 minutos). Se você estuda para concursos a um certo tempo, você já deve ter percebido que para conseguir a aprovação você deve abrir mão de algumas diversões e lazeres em determinados momentos.

Dica 2: Prepare um bom ambiente de estudos

Você precisa ter um ambiente específico de estudos. Não adianta você estudar um dia na cozinha, outro dia na sala, outro dia na mesa do seu quarto, pois cada vez que você mudar de ambiente para estudar você não se sentirá confortável no lugar e estará muito mais propenso a distrações desses ambientes.

Assim, prepare um ambiente onde você se sinta confortável, em um lugar bem iluminado em que você tenha de forma acessível todos os materiais de estudo de que precisa, evitando se distrair todas as vezes que precisar pegar um livro, um caderno ou canetas por exemplo. Deixe tudo organizado e materiais importante próximos do seu alcance.

Vale lembrar que para ter um ambiente de estudos bom e confortável você não precisa de grandes investimentos. Sabemos que, em regra geral, a vida de concurseiro não costuma ser fácil, principalmente no que diz respeito a recursos financeiros. Assim, você precisa apenas de uma mesa ou superfície lisa e uma cadeira confortável. Se possível, algumas praticidades que irão ajudar são: computador ou notebook, uma estante com alguns livros ou apostilas (para quem não consegue ou não gosta de ler pelo computador), alguns cadernos ou folhas para rascunho e/ou resumo e algumas canetas com cores distintas já são o suficiente para manter um ótimo ambiente de estudos. Há, e um bom café (caso goste)!

Se você tiver uma mesa em seu quarto ou em algum lugar de casa, poderá tornar facilmente este lugar o seu ambiente de estudos com pouco investimento (seja financeiro ou até mesmo em questão de economia de tempo). Um dica importante, caso queira investir e está com pouco dinheiro, seria de adquirir uma boa cadeira, pois será lá a maior parte do tempo que você permanecerá, se preparando para o almejado cargo público.

Um bom ambiente de estudos irá lhe garantir mais conforto e menos incômodos na hora de estudar, fazendo com que você não perca tempo se distraindo com os objetos ao seu arredor. Ainda, fará com que seus materiais de estudos sejam acessíveis e que você não perca tempo procurando onde estão os cadernos e resumos, canetas, apostilas e demais materiais.

Dica 3: Estabeleça metas e recompensas

Por fim, estabeleça metas e recompensas para seus estudos. Lembre-se de que as metas devem ser criadas conforme a sua realidade! Não adianta você planejar estudar 4 horas por dia mas ter que trabalhar do outro lado da cidade durante 9 horas todos os dias, estar em fase final da faculdade, estudando para provas e em desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, cuidando de filhos, etc...

Lembre-se de que as suas metas de estudos diários devem ser condizentes com a sua disponibilidade de horários! Ainda, não adianta estabelecer uma meta que não possa cumprir e depois ficar chateado de não ter estudado o que gostaria. Trata-se de uma questão de bom senso próprio, ou seja, se você deseja passar em um concurso deve estudar ao menos 1 hora diária (que é melhor que não estudar nada). Isso significa que nem sempre você conseguirá estudar o tempo que considera ideal. Crie uma meta diária que seja possível e alcançável e se concentre em atingir essa meta. Ao buscar atingir essa meta diária, você atingirá com mais eficácia a concentração nos estudos. Atingindo a meta, busque recompensar-se! A nossa mente quase sempre associa um esforço a uma recompensa de curto prazo, portanto não se torture! Uma ideia seria ver a sua série favorita, tomando alguma bebida de seu agrado, realizando alguma atividade física ou alguma outra forma de lazer que seja do seu agrado. Desta forma, ao estabelecer metas e recompensas você se concentrará mais nos seus estudos e ainda atingirá os seus objetivos.